Páginas

Banner

Contador

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Yakuza 3-Ps3

A versão nipônica e brutal de GTA finalmente migra para o Ocidente.
Quantos jogos do estilo beat ‘em up temos nesta geração? Uma pergunta difícil. É claro que uma das variantes deste gênero, conhecido como hack ‘n slash, apresenta-se firme e forte, com games como Bayonetta, Ninja Gaiden II e, é claro, God of War 3. Mas, o beat ‘em up é caracterizado pelo uso quase exclusivos dos punhos e das pernas como armas letais. Para ilustrar, nada melhor que Final Fight, lenda dos fliperamas que continha toda a essência do gênero.
Atualmente, existem realmente poucos jogos memoráveis deste estilo clássico da pancadaria. Falando a verdade, fora Marvel Ultimate Alliance, não há qualquer outro título — se considerarmos apenas produções de grande porte — que envolva apenas as bordoadas em sua concepção arcaica. Felizmente, a Sega — que viveu, e contribuiu, para a era das brigas dos fliperamas — resolveu retornar às origens.

A briga que vem para o bem Como? Com Yakuza, é claro. A série já é conhecida por muitos jogadores, pois, quando debutou no PlayStation 2, gerou grande alarde pela sua proposta. No game, você controla Kiryu Kazuma, um ex-prisioneiro membro da Yakuza que é solto da prisão após cumprir dez anos de pena. Depois disto, Kiryu descobre que foi roubado e começa uma busca por vingança. Para cumprir seus objetivos, o personagem passa a lutar com o que tem em mãos, adquirindo novas pistas até chegar aos seus rivais.

Ainda neste ano, você conferiu o último título da franquia através de uma demo testada pelo Baixaki Jogos. Novamente, temos toda a pancadaria, mas com um pequeno problema: somente uma versão japonesa. Yakuza 3, nome atribuído ao game, já foi lançado e até analisado no Japão, mas, infelizmente, os ocidentais ficaram no vácuo. Felizmente, a Sega pegou todos de surpresa anunciando que o título também chegará ao ocidente, mais precisamente em março de 2010.

Agora, tudo ficará muito mais claro e milhões de jogadores poderão se divertir com este game que já arranca regozijos do outro lado do mundo. Diversos esclarecimentos serão realizados nesta prévia, e divulgaremos também algumas novidades interessantes que a terceira instalação apresenta. Vamos lá!


Do Japão para o Ocidente!

Para a felicidade dos fãs, quem retorna como protagonista é o lendário Kiryu Kazuma. Depois de presenciar terríveis acidentes em um orfanato, o personagem se muda para a cidade fictícia de Kamurocho em Tóquio. Um fato interessante é que esta cidade é baseada em Kabukicho, com direito a luzes de neon e até as mesmas lojas do local.

Fãs da série Grand Theft Auto perceberão que Yakuza 3 compartilha muitas semelhanças. A maneira de como o jogador escolhe as missões é uma delas. No jogo, você deve perambular pelas ruas até encontrar uma das “quests” que deseja embarcar. Depois disto, é só retirar o lixo.

Mas não pense que Yakuza 3, por contar alguns elementos oriundos de GTA, é um jogo genérico. Ao contrário de boa parte dos jogos da franquia da Rockstar, neste game você encontrará diversos membros de gangues e outras pessoas interessadas em encrenca. Com isso, é comum ter que batalhar enquanto caminha pela gigantesca cidade de Kamurocho. Sem dúvidas, algo que relembra muito os beat ‘em ups “das antigas”.

Nas brigas, você terá de ficar atento a alguns elementos. Um deles é a barra Heat, que é preenchida conforme o jogador desfere seus golpes e é utilizada para aplicar finalizações. Para saber quando é o momento exato, basta observar Kazuma, que brilha em várias intensidades diferentes, variando desde um fogo azul até vermelho.

Um cara nervoso

Pancadaria pura

E os golpes? Certamente, você contará com tudo que deve estar presente em um jogo do gênero. Sim, Kazuma utiliza seus punhos e pernas para desempenhar socos e pontapés em seus oponentes. Mas isto não é tudo. O personagem também é capaz de agarrar um inimigo pelo colarinho, chutar quem está atrás e terminar com uma finalização incrível.

Existem ainda diversos outros modos de acabar com os engraçadinhos que cruzam o seu caminho. Kazuma pode agarrá-los e lançá-los contra placas de rua, por exemplo, ou até mesmo chutar seus oponentes para a parede. A brutalidade vai além, com Kazuma arrebentando com uma katana e pisando até em quem já está no chão. Obviamente, tudo isto resultará em muito sangue, líquido que pode ser conferido na face dos oponentes e até na roupa de Kazuma.

Esse cara não tá legal

A beleza se estende às cutscenes, que podem ser consideradas como uma das mais belas já vistas no PlayStation 3. Em uma das cenas, Kazuma encontra-se em na cobertura de um edifício conversando com seu chefão. Subitamente, a luz se apaga e um helicóptero aparece. Tiros de uma metralhadora giratória começam a varar os vidros, arruinando o escritório e deixando um cadáver no chão. Depois disto, o jogo exibe uma garota chorando lágrimas de qualidade gráfica incrível.

Então temos gráficos bacanas, cutscenes invejáveis, pancadaria e um estilo semelhante a GTA, certo? Sim, mas isto não é tudo. Durante o jogo, você pode perambular por Tóquio e notar o quão fiel o local é, permitindo que o jogador acesse até mesmo alguns bares e centros de entretenimento. Você tem a chance de jogar jogos reais nos fliperamas, ganhar prêmios em jogo, marcar encontros, ir ao karaokê — com direito a um mini game — e até mesmo ler. O bacana é que a Sega resolveu manter a originalidade, preservando as dublagens originas (em japonês). Afinal, o jogo se passa no Japão.

Yakuza 3 finalmente está confirmado para o Ocidente, e os fãs podem esperar tranquilamente por um jogo de qualidade e tipicamente japonês. Em meio à tanta guerra e combates futurísticos, além, é claro, dos heróis bombados, é realmente bacana conferir algo diferente. Resta esperar e torcer para que a tradução seja bem feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário