Páginas

Banner

Contador

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O mundo seria melhor se todos os jogos fossem em alta definição.

O mundo seria melhor se todos os jogos fossem em alta definição.
Vivemos na época da alta resolução. Com o advento da tecnologia, o mundo parece ter ficado mais bonito, pelo menos em seus retratos virtuais, agora mais nítidos e com uma resolução inimaginável. Basta compararmos, por exemplo, filmes em DVD com o formato mais recente, o Blu-ray, e notaremos que o salto é realmente gigantesco. As televisões de CRT, ou tubo, como são popularmente conhecidas, já se mostram incapazes de comportar toda a beleza da atual geração.

Que beleza!Os video games, obviamente, não ficaram para trás. Na realidade, o entretenimento eletrônico é um dos pioneiros desta nova onda. Desde 2006, o Xbox 360 traz gráficos com até 1080 linhas progressivas, formato popularmente conhecido como Full HD. O PlayStation 3 também chegou com tudo, trazendo gráficos na mesma resolução e esbanjando beleza.

Na era do PlayStation e do saudoso Nintendo 64, as resoluções máximas eram de 320x240, um grande avanço se compararmos com o Super Nintendo, que comportava até 256x224 pixels. Certamente, as televisões de tubo eram mais que suficientes para este formato. Entretanto, com a chegada dos televisores de alta definição, os jogos para estas plataformas acabavam retratados de maneira completamente distorcida e muito distante de seu formato original. O resultado eram gráficos borrados e até achatados.

Mas então quer dizer que jamais poderemos jogar games como Mega Man, God of War, Super Street Fighter II e Banjo Kazooie com a mesma qualidade? Não exatamente. Como saída, algumas desenvolvedoras resolveram refazer seus jogos, trazendo gráficos e outros atributos que se adéquem à geração da alta definição. Com isto, temos os remakes, ou releituras, de grandes clássicos e em HD (High Definition).

Infelizmente, nem todas as softhouses resolvem relançar grandes títulos adaptados à tecnologia atual. Pensando nisto, o Baixaki Jogos resolveu criar uma lista com alguns dos jogos que, sem sombra de dúvidas, mereciam um retorno triunfal em 1080p. Preparado?


Clássicos em alta definição

Bem, certamente, existem centenas de jogos que poderiam reaparecer em alta resolução. Na realidade, seria muito bom se todos os clássicos que conseguíssemos imaginar fossem lançados novamente com todas as vantagens desta geração, mas, infelizmente, isto não é possível.

Ao contrário do que se pensa, refazer um jogo em HD não é um processo muito simples. Muitas vezes, a desenvolvedora só consegue poupar os elementos de jogabilidade, pois todo o resto deve ser completamente. As texturas, por exemplo, são um dos elementos que mais dão dor de cabeça às equipes. É praticamente impossível aproveitar as texturas utilizadas na versão original, a não ser que, por algum milagre, as companhias contassem com as imagens originais, muitas vezes em resolução absurda.

Mas como assim? Existiam texturas absurdamente boas na época do Nintendo 64? Mais ou menos. Na realidade, algumas companhias, ao desenvolver seus jogos, capturavam texturas através de fotografias e ao aplicá-las nos games realizavam um processo de downgrade, diminuindo sua qualidade até que se tornasse algo viável. Se alguém encontrar a textura original, em resolução gigantesca, seria possível utilizá-la no remake, mas isto é raro.

Kratos dá um show em um dos exemplos de games em HD

Quando não existem as texturas originais, as companhias são obrigadas a criar novas para a versão HD — processo mais comum. Aí há outro problema: encontrar elementos fiéis à versão original. Uma das grandes dificuldades é quando existem atores nos games, como no caso de 007 Goldeneye, por exemplo.

O áudio também é, muitas vezes, refeito. O motivo? Antigamente, muitos jogos contavam com som em monoaural (apenas um canal), o que resultava em ruídos condensados e sem qualquer sensação de profundidade. Muitas vezes, no caso dos consoles da quinta geração, o som era stereo, permitindo que o jogador se orientasse melhor.

Mas, nesta geração, existem muito mais canais de som. Provavelmente, você já deve ter visto a sigla 5.1 em vários jogos e filmes. Boa parte dos games da atual geração conta com suporte a este formato, o que obriga, consequentemente, às desenvolvedoras a criarem versões HD que também comportem este padrão. Outra trabalheira danada.

Spencer ficou mais bacana em Rearmed Por fim, existem outros elementos adicionais que também devem ser considerados. Um dos mais importantes é o multiplayer. Jogar online é algo quase que exclusivo desta geração de consoles. Ou seja, nos clássicos, o máximo que se poderia fazer era jogar ao lado de seus companheiros.

Sendo assim, as companhias também têm de criar suporte às jogatinas online, algo quase indispensável para qualquer jogo que conte com multiplayer. Um dos fatos curiosos é que nesta geração os jogos com multiplayer offline estão praticamente escassos enquanto que, antigamente, esta era a única forma de se divertir com os amigos. Ou seja, com a chegada de jogos clássicos em HD, você também tem uma boa chance de contar com um dos poucos títulos que suporte multiplayer para até quatro pessoas.

Mas, voltemos às partidas online. Conforme mencionamos, este recurso adicional deve ser criado do zero e então inserido no título em questão. Muitas vezes, não existem diversos modos diferentes, apenas um multiplayer convencional — o mesmo jogado offline —, mas que pode ser desfrutado várias pessoas de qualquer canto do mundo. Algumas desenvolvedoras arriscam e inserem suporte a um número maior de gamers. Há ainda os Rankings online, algo que também se tornou comum nestes remakes em alta definição.

Espera aí: falamos em remakes e em versões alta definição, mas elas são a mesma coisa? Não exatamente. Remakes são jogos que utilizam o conceito da versão original para criar um game completamente novo, como é o caso de Bionic Commando Rearmed. Os jogos em alta definição (HD) são exatamente os mesmos games, mas com texturas e outros atributos aprimorados, como é o caso de God of War Collection para PlayStation 3. São parecidos, mas diferentes.

Bem, agora que você já sabe como funcionam e o que são os jogos em HD, resolvemos demonstrar alguns dos títulos que seriam muito bem-vindos aos consoles da atual geração. Um detalhe: muitos dos jogos que citaremos são de propriedade da Nintendo, empresa que, atualmente, não possui um console que suporte 1080p. Então, nesse caso, teremos de imaginá-los. Vamos lá.

Voltem, por favor!
E em alta definição

Shenmue


Começamos bem, não é mesmo? Shenmue é um dos jogos mais respeitados de todos os tempos, considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos. Então por que ainda não há uma versão HD para este game? Boa pergunta. Na realidade, Shenmue encontra-se há um tempo em uma situação bem delicada. Desde o anúncio de Shenmue Online, nunca mais se ouviu falar da franquia. E, infelizmente, nem ouviremos mais falar dela.

Mas, querendo ou não, Shenmue HD seria uma excelente jogada da Sega. O jogo conta com milhares de fãs espalhados pelo mundo e nem todos eles possuem um Dreamcast para jogá-lo. Para deixá-los ainda mais esperançosos: a Sega lançou Shenmue 2 para o primeiro Xbox. Quem sabe o Xbox 360 não recebe a versão original com extras, como informavam uma série de rumores? Sem dúvidas seria muito melhor que ver Ryo correndo de motocicleta em outros jogos...

Contenha suas lágrimas

Resident Evil 2 e 3


Não há como negar: Resident Evil marcou história. No saudoso PlayStation, e também com uma versão posterior lançada para Nintendo 64, Resident Evil 2 conquistou jogadores com sua fórmula regada por sangue e quebra-cabeças — além, é claro, de muito tensão. Uma versão revigorada do game seria mais que bem-vinda. Gráficos revitalizados — talvez mantendo os fundos em CG — e zumbis mais detalhados seriam o grande ponto forte deste game.

Para compensar nossa ansiedade, a Capcom bem que podia preparar um pacote com dois jogos: Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Os dois games foram lançados no PlayStation — há uma versão de RE3 para Dreamcast — há cerca de dez e continuam sendo considerados como grandes jogos. Sucesso na certa.

Nemesis em HD ficaria parecido com as CGs do jogo

007 Goldeneye

A Rare fez sua obra-prima no Nintendo 64 e, incrivelmente, baseando-se em um filme. Goldeneye não é só um dos FPS mais bacanas de toda a história, mas também um dos únicos jogos decentes que foram baseados em um sucesso das telonas — somente este fato já rende méritos para uma versão HD.

Hoje em dia, a companhia pertence a Microsoft, dona do Xbox 360. O Xbox 360 é um console de alta definição e conta com diversos sucessos, incluindo jogos da Rare, como Banjo Kazooie, lançados em HD. Onde está 007, então? Pergunte à Nintendo. Devido à problemas burocráticos, o jogo não poderá ser lançado na caixa. Mas não custa sonhar com um dos maiores sucessos do FPS em alta definição.
Repare nas expressões

Tony Hawk’s Pro Skater 2

Tony Hawk é um dos responsáveis por fazer muitos jovens se interessarem pelo skate. OK, na verdade, o responsável por isto é Tony Hawk’s Pro Skater, franquia que conseguiu retratar uma parcela do esporte através de jogos de extremo sucesso. Tony Hawk’s Pro Skater 2 é um dos jogos da série que mais vendeu, se tornando um clássico nas plataformas em que passou (Nintendo 64, PlayStation, Dreamcast e até Game Boy Advance).

Atualmente, é impossível não admitir que Tony Hawk está meio defasado, principalmente quando Skate, da Electronic Arts, chegou para roubar o trono do falcão. Mesmo com diversas tentativas de recuperação, Hawk parece estar longe de subir novamente no ponto mais alto do pódio. A solução? Tony Hawk’s Pro Skater 2 HD, quem sabe.

Quem não se lembra desta embalagem?

Final Fantasy VII

Um dos maiores sucessos da Square Enix também é um dos jogos mais desejados quando o assunto é remake/jogos em HD. Muitos jogadores conferiram uma demonstração de engine na qual o game exibido era Final Fantasy VII. Isto levou, e ainda leva, gamers a acreditarem que o jogo seria relançado para PlayStation 3. A Square Enix disse que tudo não passava de uma demonstração, mas os fãs taparam os ouvidos.

Mas, pensando bem, não seria nada mal poder conferir novamente as aventuras de Cloud em alta definição. Final Fantasy VII é, sem dúvidas, um dos melhores jogos desta imensa franquia. Quem sabe depois de Final Fantasy XIV a companhia decida pensar nos fãs. O único problema é que a cena de Aerith causaria muito mais choradeira.

Max Payne

Payne, Max Payne. Pode parecer James Bond, mas o herói deste jogo é muito mais durão — e problemático. Desenvolvido pela Remedy, a mesma do lendário Alan Wake, Max Payne simplesmente estourou quando foi lançado para PC, Xbox e PlayStation 2 em 2001. O jogo foi, e é, extremamente aclamado pela sua trama e jogabilidade, que rendeu ideias para diversos outros jogos posteriores.

Sejamos sinceros, a Remedy é uma companhia de capricho e normalmente leva tempo para lançar seus jogos — Alan Wake, alguém? Sendo assim, para facilitar a vida dos membros da companhia, nada melhor que um relançamento de Max Payne em HD. Menos trabalho — em comparação à grandes jogos — e diversão (leia, dinheiro), equivalente. Estamos esperando, Alan. Quer dizer, Max.

Que saudades de Payne

Star Fox

"Do a Barrel Roll!" Esta era a frase que Peppy Hare, um dos pilotos de Star Fox. A série ainda continua na ativa, mas muitos de seus elementos ficaram esquecidos no espaço. Para relembrar toda a diversão de um dos jogos mais inovadores e impressionantes, nada melhor que uma versão HD.

O melhor de tudo seria se o game suportasse multiplayer para vários jogadores, cada um podendo controlar seus personagens favoritos. Star Fox conta com uma estrutura perfeita para jogos em Coop. Só falta um console.

Killer Instinct

Novamente, trata-se de outro game da Rare que simplesmente sumiu. A última aparição do título foi em brincadeiras feitas pela própria empresa dentro de outros jogos. “Mas eu quero pancadaria!”, você deve estar pensando. Pois é. Não existem quaisquer sinais de uma versão HD de qualquer um dos jogos da franquia.

Mas, com a chegada de Perfect Dark, o sucessor espiritual de Goldeneye, também da Rare, a companhia pode pensar com mais carinho nos fãs, lançando, pelo menos, uma versão em HD de Killer Instinct para Nintendo 64. Muitos jogadores ficariam felizes em rever Spinal, Sabrewulf e diversos outros lutadores retornando em 1080p.


The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Para fechar com chave de ouro, o maior jogo de todos os tempos. Ocarina of Time é excelente, demais, perfeito, tudo de bom e maravilhoso. Não importa o qual redundante isto possa soar. O game é simplesmente um dos melhores jogos de todos os tempos, e uma versão em alta definição seria sucesso na certa.

Mas em qual console ele seria lançado, já que não existe um Wii HD? Não importa. Só nos traga Link e esta magnífica aventura de volta. Esperamos que, um dia, vejamos todos os detalhes Kokiri Forest e todos os outros ambientes do game, incluindo os simpáticos Gorons comedores de pedra. Já estamos emocionados só de imaginar.

Ocarina of Time HD seria o maior presente de todos

Bem, esta é nossa lista com alguns dos games que deveriam ser lançados em alta resolução. Se você conta com alguma sugestão, não deixe de comentar! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário