Brincando de executivo de televisão.
Há vários tipos de simuladores no mundo dos video games. Muitos desenvolvedores combinam simulação com pura estratégia na tentativa de cativar os jogadores com contextos familiares. Felizmente, certas empresas despontam com novas ideias e criam jogos mais interessantes. Espera-se que o novo título da Kalypso Media, M.U.D. TV, seja um desses casos.Mad, Ugly, Dirty Television (Televisão Louca, Feia e Suja, por assim dizer, sendo que "mud", em inglês, significa lama) leva os gamers a controlarem uma estação de TV com um objetivo bastante simples: ganhar dinheiro com audiência. O sucesso depende inteiramente da visão de mercado do jogador em relação à audiência, bem como das habilidades de sabotagem no que diz respeito a estúdios concorrentes. Pois é, criatividade não é o único aspecto importante neste título.
Realista? Não necessariamente...
Bem, M.U.D. TV é um simulador, mas não conta com um realismo surpreendente. A proposta dos desenvolvedores deste game é justamente fazer com que os jogadores mergulhem em um mundo descontraído, competitivo e muito divertido. Até mesmo a ambientação visual mostra que o título é extremamente simples e direto.
O que importa é que você é um executivo de um estúdio de televisão e deve lidar com uma série de fatores para atingir o sucesso. Espaços limitados em um prédio comercial formam um bom exemplo de desafio a ser superado, visto que complicam a divisão de arquivos, estúdios, escritórios e outros ambientes. Equilíbrio e bom senso são essenciais para que os funcionários fiquem satisfeitos.
A inteligência artificial oferecerá fortes desafios no que diz respeito à competição entre conceitos de programas de TV. É claro que diferentes ideias são destinadas a públicos variados, e o objetivo do jogo é atingir as principais audiências apresentadas. Com isso, o jogador deve lidar com diversos seriados, shows, filmes, atores, diretores e escritores para atingir os melhores resultados.
Também será necessária a administração de comerciais e companhias que possam ajudar na divulgação das ideias para as audiências-alvo. Na realidade, gerenciar o tempo e a atingir a máxima eficiência na tomada de decisões são basicamente as principais atividades do gamer em "Lama TV". Falhe brutalmente em muitos aspectos e o fracasso tomará conta.
Preparando o sucesso
Bons resultados exigem boas pesquisas. Estar atento aos recursos financeiros é primordial para adicionar novidades ao estúdio. Além disso, pesquisar é muito importante para sabotar os adversários. A campanha single player — que conta com 10 estágios — não exige muita sabotagem, mas o modo multiplayer...
O caos toma conta quando o jogador está inspirado. Ativar alarmes de incêndio? Isso é apenas o começo. Ser um verdadeiro canalha é muito necessário em determinados momentos. O objetivo, afinal de contas, é atingir o sucesso a qualquer custo.
Falando em multiplayer, é interessante constatar que esse modo contará com muitas características presentes na campanha. O bom é que até sete competidores (jogadores ou oponentes controlados pela IA) podem ser enfrentados na briga pela maior audiência televisiva. Simples e prático, esse modo promete prender ainda mais a atenção dos gamers.
É claro que ser criativo ajuda. E como. O que você acha de escrever e escolher o elenco de seus próprios programas de TV? Tudo bem, muitas animações de produção e outras características não são inteiramente personalizáveis, mas determinar os pilares da trama e escolher os atores são ações que cabem inteiramente ao jogador. É possível que haja a chance de criar logomarcas personalizadas, mas isso ainda não foi confirmado pelo pessoal da Kalypso.
Como um todo, satisfatório
O trabalho de arte do game não deixa a desejar, embora alguns gamers achem que a retratação visual seja um tanto simples e pobre. Mas cores vibrantes combinam perfeitamente com uma estrutura prática e leve. O que importa não é a beleza dos atores, mas sim o sucesso do estúdio dirigido, não é mesmo?
O clima de deboche está por todo o lugar. Trocadilhos interessantes, como Electronic Farts (uma analogia "carinhosa" à grande EA) e Ego (Lego, talvez?), mostram que os desenvolvedores da Realmforge Studios — uma divisão da Kalypso Media — querem propiciar uma atmosfera envolvente, até hilária.
M.U.D. TV está previsto para chegar exclusivamente aos usuários de computadores apenas em março do ano que vem.
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