Páginas

Banner

Contador

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Não são brinquedos, são itens de colecionador. Conheça as action figures inspiradas em video games.

Não são brinquedos, são itens de colecionador. Conheça as action figures inspiradas em video games.
Bonecos de ação, estatuetas, manequins... São várias as atribuições, mas a paixão dos fãs e esmero dos artistas é o mesmo. Agalmatofilia (procura no Google) a parte, essas pequenas maravilhas encantam a todos sem distinção, da mesma forma que uma bela escultura chama a atenção de qualquer apreciador de arte.

Quem não se lembra dos saudosos Comandos em Ação, Transformers e Playmobils de outrora. O impacto cultura das “novas esculturas” é indelével, e atualmente elas já transpassaram as barreiras das mídias, fazendo o caminho contrário, tirando o mundo real e levando-o para o audiovisual e literatura.

Se nas eras pré-históricas o homem já trabalhava com representações do seu mundo em barro, argila e pedra bruta, hoje contamos com novos materiais como plástico, resinas e massas de modelagem especial. Se antes os temas eram a natureza e o cotidiano, agora também incluímos novos elementos próprios da sociedade contemporânea, como os cenários e personagens do cinema, televisão e video games.


Action figures
Boneca não, figura de ação


O termo figura de ação, cunhado originalmente em 1964 pela Hasbro, (criadora de Transformes e Comandos em Ação) — para diferenciar os bonecos feitos para rapazes das bonecas feitas para as meninas — caracterizou uma sorte de modelos (maleáveis ou não) posáveis e normalmente inspirados em outros veículos como filmes, revistas em quadrinho, programas de televisão, livros e jogos.

Apesar de voltados para o público masculino e infantil, um grupo cada vez maior e mais representativo de pessoas passa a aceitar esses produtos como itens de colecionador — o que por sua vez gerou um mercado paralelo que movimenta cifras consideráveis. Essa mudança de conceito também trouxe novos artistas e um salto qualitativo na produção das peças, que passaram a assumir aspectos mais artísticos.

Começam então a surgir variáveis de alta qualidade e realismo impressionantes. Modelos em escala que reproduziam os mais diversos temas, de figuras históricas a personagens ficcionais. Destaca-se aqui a ascensão dos Garage Kits — produções caseiras de pequenas esculturas pelos próprios colecionadores — e dos Gashapon (pequenos brinquedos vendidos em máquinas automáticas), ambos fortemente influenciados pela cultura japonesa.

A popularidade aumenta e as action figures transformam-se em um marco cultural contemporâneo, delimitando uma época e estrelando (literalmente) programas de televisão, como o seriado Action League Now e Frango Robô — animações “Stop motion” — modalidade na qual os modelos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro.


Plataforma de jogo, plataforma de exposição
Faturando com os jogadores


Cientes do mercado e do já consolidado “fandom” em torno das action figures, model figures e afins, grandes designers e empresas começam a explorar novas mídias atrás de inspiração para suas criações. Ao observarem o volume de dinheiro circulando entre os fãs de video game, a resposta foi uníssona e logo o jogadores passaram a contar com inúmeros produtos baseados em seus jogos favoritos.

Entre os vários destaques do meio está o famoso estúdio de criação de Todd Macfarlane (criador de Spawn que já trabalhou com as revistas do Homem-Aranha), responsável por uma série de action figures inspiradas em bandas, filmes, histórias em quadrinhos e video games. Bem como a empresa NECA — dedicada a produção de estatuetas, bonecos, bustos e acessórios inspirados em ícones da cultura pop mundial. Confira algumas criações de grandes empresas do ramo inspirada em vários jogos eletrônicos:


Eddie Riggs (Brütal Legend)
Eddie Riggs


Tyson Rios e Elliot Salem (Army of Two) — NECA
Tyson Rios e Elliot Salem


Altair (Assassin's Creed) — NECA
Altair


Nathan Spencer (Bionic Commando) — NECA
Nathan Spencer


Big Daddy (BioShock) — NECA
Big Daddy


Dracula (Castlevania) — NECA
Dracula




Issac Clarke (Dead Space) — NECA
Issac Clarke


Marcus Fenix e Locust Drone (Gears of War) — NECA
Marcus Fenix e Locust Drone


Kratos (God of War) — NECA
Kratos


Agente 47 (Hitman)— NECA
Agente 47


Lara Croft (Tomb Raider) — NECA
Lara Croft


Alex Mercer (Prototype) — NECA
Alex Mercer


Ryu Hayabusa (Ninja Gaiden) — NECA
Ryu Hayabusa


Rabbids (Rayman Raving Rabbids) — NECA
Raving Rabbids


A trupe do Mario (Super Mario Bros.)
Mario e sua turma


Chris Redfield (Resident Evil)
Chris Redfield


Ryu (Street Fighter) — NECA
Ryu


Lightning e Snow (Final Fantasy XIII)
LightningSnow


Master Chief (Halo) — McFarlane Toys
Master Chief


Infantaria estadunidense (Call of Duty) — McFarlane Toys
Infantaria dos Estados Unidos.


Solid Snake (Metal Gear Solid) — McFarlane Toys
Solid Snake


Nightmare (SoulCalibur) — McFarlane Toys
Nightmare


Lord Blackthorn (Ultima Online) — McFarlane ToysLord Blackthorn


Oda Nobunaga (Onimusha) — McFarlane ToysOda Nobunaga


Nathan Hale (Resistance) — DC Unlimited
Nathan Hale

Nenhum comentário:

Postar um comentário