Páginas

Banner

Contador

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hora de conferir alguns pegs no DS.
A esse momento você certamente já ouviu falar de Peggle, um joguinho casual de puzzle que lembra uma espécie de pinball, o qual já invadiu até o mundo de Warcraft. O Blog De Dicas orgulhosamente analisou o título Peggle Dual Shot para Nintendo DS e pudemos confirmar o motivo do sucesso da franquia. Mas, antes dos comentários, iremos descrever como funciona o jogo.

Você sempre tenta ler essa parte? O objetivo do jogo é acertar pegs laranjas, que são bolinhas que são encontradas entre bolinhas de outras cores. As azuis concedem alguns poucos pontos, as roxas servem para ativarem a fase bônus e as verdes ativam os poderes especiais do seu personagem.

Nessa versão há uma variedade de 11 poderes especiais, distribuídos entre os personagens, os quais fornecem truques que podem multiplicar o número de tiros, trilhar um caminho de devastação de pegs, obter informações precisas quanto à trajetória do tiro e outras habilidades muito úteis. No começo do jogo, apenas o unicórnio estará disponível, mas com progredir todos os protagonistas serão liberados.

A peg roxa sempre muda de posição e após acertar quatro delas uma quinta peg dourada aparece. Ao acertá-la, você poderá entrar numa parte especial do cenário que oferece muitas possibilidades de pontuação e até de adquirir alguns disparos extras.

Sua quantidade de disparos será decidida de acordo com a dificuldade da fase. São 120 estágios em dois modos de aventura (Peggle e Peggle Nights) contando com 90 fases de desafios, modo de duelo multiplayer e modo de jogo rápido. Em Pegle Nights, que é liberado após fechar o Peggle normal, você basicamente enfrentará o jogo em sua variante noturna e usando as versões alter ego dos personagens.

Quanto à ação, quando você acertar todas as pegs laranjas, uma música clássica começa a tocar e fogos de artifício ascendem, é o Extreme Fever. Cinco buracos surgirão na parte de baixo da tela e alguns pontos a mais podem ser adquiridos de acordo com o buraco que seu disparo cai para finalizar a partida. Também há o Ultra Extreme Fever, ativado depois de bater em todas as Pegs, que faz todos os buracos fornecerem 100.000 pontos.

Outro jeito de aumentar a pontuação é desempenhando “manobras” que são difíceis como atingir dois pegs distantes um do outro ou acertar uma grande quantidade de pegs. No fundo da tela haverá um buraco movendo-se de um canto para o outro, se sua bolinha cair nele você estará salvando sua quantidade de disparos. Caso você consiga bastantes pontos, você pode ganhar até cinco estrelinhas douradas.

Aprovado
Do que gostei:

Não mudou tanto em relação à versão para PC

Há quem diga que a versão para DS está inferior em comparação à versão para PC, no quesito gráficos. Porém, o BJ não achou mudanças significativas e pode-se afirmar que é ligeiramente imperceptível a adaptação de visuais. Portanto, você encontrará Peggle e Peggle Nights sem modificações para o seu DS em Peggle Dual Shot.

Casualidade o torna perfeito no DS

Peggle sempre foi um jogo casual, daqueles que conquista os jogadores que experimentarem algumas vezes, o efeito arcade. Por isso, é ideal que esse título seja disponível em um console portátil tão popular como o Nintendo DS. Poder jogar sem grande compromisso um joguinho no seu DS, uma plataforma que pode ser levada numa viajem, por exemplo, é uma atração plausível.

Balança interessante entre desafios de habilidade e sorte


O tipo de desafio encontrado em Peggle é genial. Ao mesmo tempo em que os jogadores usam a lógica para disparar os tiros mais vantajosos possíveis, é necessário contar com sorte para que tudo dê certo. É claro que os viciados não precisarão de tanta sorte, todavia não é muito fácil acertar as previsões. Isso é outro aspecto que aproxima Peggle de uma máquina de pinball.

Certa diversidade sem perder a simplicidade


Em Peggle, há alguns fatores que servem para tornar a experiência de disparar contra pegs mais interessante. Estamos falando dos poderes especiais, o Extreme Fever, pegs roxas e outros elementos que fazem parte da jogabilidade e proporcionam entretenimento. Entretanto, o título é extremamente simples de qualquer maneira, algo que para um jogo casual é ideal.


Reprovado
Do que não gostei:

Simples até demais

De jogos com custo na faixa dos 20 dólares para DS teremos uma bela quantidade de opções, das quais Peggle está incluso. Esse título é divertido e proporciona cerca de 20 horas ou mais de diversão, porém nessa faixa de preço não se espera um produto tão simples assim. O fato de ele ser casual é bom, mas não faria mal uns gráficos melhores e algumas atrações a mais na jogabilidade.

Falta de controle, física difícil

Não é culpa dos comandos que respondem de forma adequada, mas sim da proposta que torna um tanto difícil ter controle da situação. É muito complicado fazer com que seu tiro rebata da forma que se deseja com sucesso. Isso faz parte do conjunto de elementos que formam Peggle, contudo pode frustrar jogadores inexperientes que não entenderão a física do game.


Conclusão

Você conseguirá obter o seu precioso entretenimento com Peggle Dual Shot. Ademais, quem é que se recusaria a se divertir com um joguinho casual parecido com pinball? Certamente o jogo é simples e casual a ponto de ser questionável o preço, mas o aspecto que deve ser considerado é a diversão e nisso ele recebe a aprovação do Blog De Dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário