Páginas

Banner

Contador

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Open Source-Jogos com o Código Aberto.

Saiba tudo sobre os jogos de código aberto.
Quantos jogos gratuitos você conhece? Sem dúvidas, existem diversos títulos disponibilizados sem qualquer custo no mundo do entretenimento eletrônico. Contudo, é relativamente difícil encontrá-los, principalmente se estivermos buscando qualidade. Mas não pense que isto é pura ganância. Desenvolver um jogo exige muito trabalho e uma equipe, normalmente, grande. Sendo assim, nada mais justos que cobrar pelos títulos, principalmente pelas grandes obras-primas que, também, são super-produções.

Quantas versões grátis de Mario você já viu?Mas, felizmente, existem sim diversos jogos grátis que sobrevivem através de outros meios. Como? No mundo dos MMORPGs, por exemplo, podemos encontrar vários títulos nos quais o download é inteiramente gratuito. Dentro destes jogos, também podemos desfrutar de boa parte da experiência sem gastar um centavo. Mas, então, como eles ganham dinheiro? Através das microtransações — aquelas compras feitas dentro do jogo em que você utiliza dinheiro de verdade.

Há também, é claro, a publicidade. Alguns jogos abrem espaços em seus sites e até mesmo dentro do próprio game para anúncios de marcas, na maioria das vezes, relacionadas com o meio, como empresas que vendem computadores, por exemplo. Fora isso, temos também outros tipos de game: os Open Source (Código Aberto).

Se você nunca ouviu falar deste termo, chegou a hora de ficar por dentro. O Baixaki Jogos resolveu preparar um especial contando um pouco sobre os jogos de código aberto. De quebra, também selecionamos alguns jogos que merecem ser conferidos. Preparado?

Código aberto
Mas, o que é isso?

Bem, antes de qualquer coisa, vamos comentar um pouco sobre o termo e como ele surgiu. Pode-se dizer que a história de Open Source confunde-se com as origens do UNIX, da cultura hacker e da própria internet. Em poucas palavras, o termo foi criado pela Open Source Initiative, durante uma reunião em 1998, a qual envolvia personalidades que, futuramente, se tornariam grandes referências.

Em suma, Open Source envolve qualquer software que respeite uma série de regras estabelecidas pela Open Source Initiative. Basicamente, a distribuição deve ser livre e o código fonte deve ser incluído para que o usuário possa alterá-lo da maneira que desejar. Além disso, existem diversas outras regras que envolvem a ética. O software, por exemplo, não pode discriminar pessoas, grupos ou até mesmo áreas de atuação (você pode utilizá-lo em uma empresa ou para uma pesquisa genética).

As maravilhas do código abertoAtualmente, é possível encontrar milhares de programas de código aberto para computadores, pois a verdadeira intenção dos softwares desta classe é obter o benefício da comunidade com o passar do tempo. Os usuários podem editar e aprimorar o código fonte dos programas, tornando-os cada vez melhor e mais adaptados às novidades.

Nos games, há um grande problema. Normalmente, você joga um jogo e, depois de terminá-lo, deixa-o de lado — teoricamente. Sendo assim, os jogos em Open Source acabam sofrendo por não serem constantemente atualizados e aprimorados. A ideia de desenvolvimento contínuo dificilmente se aplica a estes games, e o modelo Open Source acaba não se adequando à maioria dos games.

Mas, felizmente, alguns jogos conseguiram comprovar que o código aberto pode, também, funcionar no universo do entretenimento eletrônico. Depois de tornarem-se extremamente populares, alguns jogos acabaram tendo seus códigos fonte liberados ao público. Os exemplos mais notáveis são Quake, Doom e Duke Nukem 3D. Provavelmente, você conhece — e já jogou — cada um destes três excelentes games.

Liberdade para os games
Um trabalho difícil


Com a prova de que todo o trabalho duro pode valer a pena, muitos entusiastas decidiram arriscar criando jogos com código aberto. O bacana é que, com o advento da internet, se tornou muito mais fácil compartilhar estes tipos de game. Outro fator que contribui bastante são os recursos de multiplayer. Muitos jogos dedicados às jogatinas em grupo simplesmente nunca ficam velhos, basta notar exemplos como Counter-Strike — que não é um jogo Open Source, mas é datado e continua vivo.

A ideia é criar um jogo com uma comunidade grande, que possa, cada vez mais, trabalhar em cima do título e deixá-lo cada vez melhor. Obviamente, não existe qualquer lucro financeiro, apenas o prazer e o carinho que estas criações podem providenciar.

Competir com grandes desenvolvedoras não é o foco dos games de código aberto, entretanto, muitas vezes, alguns títulos contam com uma qualidade de tirar o chapéu. Tudo isto graças à dedicação de desenvolvedores independentes e do retorno do público que, além de jogar, também ajuda a melhorar e manter os games vivos.

Grátis e de qualidade

Fora os jogos de código aberto existem também engines (motores) que foram liberados para o público. Uma delas, talvez a mais famosa, é a id Tech 4, responsável por dar vida ao lendário Quake II. Em 2001, John Carmack, um dos programadores mais famosos e respeitados da indústria, liberou o código da engine ao público. Com isso, diversos títulos — nem todos de código aberto — puderam ver a luz do dia e conquistar muitos jogadores da cena.

Mas, vamos aos exemplos. Selecionamos alguns dos maiores e mais populares títulos de código aberto e, de quebra, disponibilizamos quase todos os jogos no Baixaki para que você possa conferir e, quem sabe, alterar os códigos da maneira que desejar. Vamos lá.

Jogos para todos
Código aberto e diversão garantida

Existem muitos títulos que se encaixam nesta classe. Mas, para facilitar a vida dos usuários, o Baixaki Jogos resolveu escolher apenas alguns dos grandes games de código aberto. Boa parte dos jogos ainda pode ser baixada diretamente do Baixaki, basta clicar no nome do game desejado!

Tremulous

Um dos jogos mais famosos quando o assunto é Open Source chama-se Tremulous. Este jogo já foi baixado milhares de vezes desde seu lançamento, em 2006, e continua conquistando o público. Se você não está familiarizado, Tremulous é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) baseado em times. De quebra, o jogo ainda adiciona elementos de estratégia em tempo real (RTS). Quem já jogou Quake II e III notará diversas semelhanças, pois os criadores foram fortemente inspirados por estes títulos.

Atualmente, existe uma grande comunidade de desenvolvedores que faz com que a estrutura de Tremulous continue ativa. O jogo está disponível para boa parte das plataformas, incluindo Linux, Mac OS X, FreeBSD e Windows.


Outro título que merece destaque é Netrek, um veterano da classe Open Source. Este game pode ser jogado com até 16 pessoas via internet e é classificado como um híbrido de shooter e RTS (estratégia em tempo real). Netrek consegue proporcionar momentos de ação caótica e completamente intensa, mas também enfatiza o trabalho em equipe e a estratégia.

Vale ressaltar que o título é vagamente baseado no universo de Star Trek, permitindo que o jogador controle uma espaçonave e trazendo diversos elementos que fazem referência à famosa franquia de ficção científica. Netrek está em desenvolvimento contínuo desde 1986, o que faz do game um grande marco para o Open Source do entretenimento eletrônico. É possível jogá-lo no Windows, Mac OS X, Unix, Linux e NetBSD.

O maior clássico do Open Source

LinCity

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de SimCity, o simulador de criação de cidades mais famoso do mundo. LinCity é como uma versão em código aberto do famoso título. A mais nova versão, nomeada LinCity-NG, comporta-se como um simulador clássico de cidades que não deve nada à lendária criação de Will Wright.

A jogabilidade é praticamente idêntica, mas em LinCity o jogador conta com algumas opções extras. Você pode vencer no jogo através de duas maneiras: criando uma cidade completamente sustentável ou fazendo com que todos evacuem do local com uma espaçonave. LinCity está disponível para diversas plataformas do PC.

Excelente versão de SimCity

FreeCol

Outro game bastante conhecido pelos jogadores é Colonization. E, assim como LinCity, FreeCol também se baseia em outro jogo de sucesso: o próprio simulador histórico. Esta versão Open Source é considerada por muitos como um clone perfeito de Colonization, mas, com uma bela exceção: totalmente grátis e atualizado constantemente pela comunidade.

No jogo, você também começa do zero, assim como em LinCity, e deve batalhar para criar uma civilização utilizando diversas ferramentas e aproveitando-se de determinadas situações. Em vez de construir uma cidade, aqui você cria as colonizações de um Novo Mundo. Também disponível para a maioria das plataformas do PC.

O bom e velho FreeCol

Alien Arena

Felizmente, no mundo do código aberto também temos grandes jogos de FPS. Além do já mencionado Tremulous, há outro game que merece destaque: Alien Arena. Mais uma vez, temos um game semelhante ao aclamado Quake III. Entretanto, existem também fortes traços de Unreal Tournament, outro jogo muito bem recebido pelos fãs e pela crítica. A ação é completamente frenética, apelando para um ritmo rápido e divertido.

O jogo conta com uma campanha single player decente, mas é o multiplayer que é considerado seu grande atrativo. Existem diversos servidores dedicados espalhados pelo mundo todo, incluindo países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Alien Arena conta com mais de 30 mapas, 11 modelos de personagens diferentes, habilidades especiais e 9 armas. Além disso, é possível optar por diversos modos de jogo distintos, como Deathmatch, Team Deathmatch, Capture the Flag e muitos outros.

Halo que se cuide

Flight Gear

Quebrando um pouco os padrões, Flight Gear é um jogo realmente peculiar. Trata-se de um popular simulador de voo, considerado como um dos games mais detalhados do gênero. O título surgiu em 1997, e continua sendo desenvolvido graças à boa vontade da comunidade, o que resultou em vastos aprimoramentos e um jogo de qualidade.

Se você gosta de voar, vale a pena conferir este game. O nível de detalhes é mesmo incrível, podendo ser facilmente comparado aos jogos pagos do gênero. Infelizmente, desde 2007, o jogo não é atualizado. Mesmo assim, com mais de 10 anos desenvolvimento, Flight Gear continua sendo uma excelente opção. Disponível para Windows, Mac, IRIX, Solaris e Linux.

Uma bela viagem

Scorched 3D


Quem nunca jogou Scorched Earth? Por nome, você pode até não reconhecer, mas este jogo é extremamente popular e ficou marcado na história dos videogames. Agora, Scorched 3D traz toda a jogabilidade que consolidou o clássico, mas com gráficos revigorados e em três dimensões. O nível de dificuldade é acentuado, o que faz do game um verdadeiro desafio.

AssaultCube

Este é um dos FPS mais populares do Open Source. Utilizando a famosa Cube Engine, o título oferece um modo campanha no qual o jogador deve enfrentar uma série de oponentes controlados pelo computador. Há ainda, é claro, um excelente modo multiplayer. Disponível para Windows, Linux e Mac OS X, AssaultCube é um jogo muito indicado para quem é fã do gênero.

Um FPS de qualidade

Secret Maryo Chronicles

É claro que o famoso bigodudo não poderia ficar de fora das inspirações dos jogos de código aberto. Secret Maryo Chronicles traz toda a essência do lendário game de plataforma. Regado por gráficos belíssimos e níveis interessantes, o título ainda fornece um editor em jogo que permite modificar quase tudo que compões o nível. Além disso, existem diversos poderes disponíveis, como o clássico cogumelo vermelho e as plantas de fogo. Há também “power-ups” novos, como o cogumelo azul, que faz com que Maryo dispare bolas de gelo, e o cogumelo fantasma, que torna o personagem invisível.

Um jogo perfeito para qualquer público, muito bem feito e com uma jogabilidade já conhecid.a Super Maryo Chronicles está disponível para diversas plataformas do PC.

Nexuiz

Para finalizar, mais um FPS de peso. Desta vez, a engine utilizada é a DarkPlaces, uma versão modificada da famosa Quake Engine. O jogo inclui nove armas, 24 mapas oficiais, 240 mapas da comunidade e 15 modelos de personagens. Nexuiz é um jogo muito avançado em termos gráficos e de jogabilidade. Definitivamente, um dos melhores games do gênero quando o assunto é Open Source.

FretsOnFire

Este é um dos diversos jogos musicais de código aberto que se assemelham ao lendário Guitar Hero. Aqui, você conta com uma fórmula idêntica ao grande sucesso da Activision. Diversas músicas são disponibilizadas, e você ainda pode inserir suas próprias faixas para moer no jogo. Use o teclado e mande bala nos comandos coloridos.


Bem, esta foi a nossa pequena seleção de jogos de código aberto. Obviamente, existem diversos outros games que não apareceram aqui. Sendo assim, fique à vontade para comentar sobre outros games Open Source.

Nenhum comentário:

Postar um comentário