Páginas

Banner

Contador

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Red Dead Redemption-Ps3

GTA no faroeste? Não, muito mais do que isso.
Se você não conhece a Rockstar, provavelmente nunca jogou video game. OK, deixemos os exageros de lado. Mas, afinal, trata-se da companhia responsável por uma das franquias de maiores sucessos de todos os tempos, que marcou a história não só dos video games, mas do entretenimento em geral. Sim, estamos falando de Grand Theft Auto, ou GTA para os mais íntimos.

Certamente, o jogo situado em um mundo aberto não é a única criação da estrela do rock. Existem dezenas de outros títulos desenvolvidos e publicados pela empresa — incluindo desde jogos em que o objetivo é caçar outras pessoas à games em que o foco são as partidas de tênis de mesa.

Em 2004, sorrateiramente, a Rockstar chegou ao faroeste com Red Dead Revolver, um game que misturava a fórmula de GTA com os filmes de Western Spaghetti dos anos 1960. O resultado foi um game peculiar, que, sem dúvidas, contava com grande potencial. Infelizmente, alguns problemas impediram que o título dominasse até mesmo as cidades fantasmas.

Agora, a Rockstar volta para provar que a série pode conquistar novos e velhos caubóis. Como? Com Red Dead Redemption, a sequência do título mencionado que deve ser lançada para Xbox 360 e PlayStation 3. Em nossas prévias anteriores, você ficou por dentro de diversos detalhes do game, incluindo elementos de jogabilidade e trama. Felizmente, a desenvolvedora ainda consegue nos surpreender liberando mais informações e contribuindo para nossa ansiedade.

O retorno de um caubói destemido

Para recapitular, RDR coloca o jogador na pele de John Marston, um ex-criminoso que explorará três locais distintos: dois situados no oeste Estadunidense e um no norte do México. Em suas aventuras, Marston encontrará, na maioria das vezes, locais dominados pela vegetação características dos ambientes supracitados. Entretanto, existirão momentos em que cidades também dão as caras à câmera.

Uma delas, para ilustrar, é Chuparosa, no México. Esta é uma cidade árida, contando com edifícios de argila e diversos trabalhadores diferentes, como ferreiros e cabreiros (pastores de cabras). Há também uma população comum, que tenta viver tranquilamente — algo extremamente raro para a época. Você também encontrará comerciantes que oferece diversos motivos para você gastar seu sofrido ouro, incluindo bares em que é possível apostar e esquecer dos problemas.

O resto é resto

É óbvio que a Rockstar não deixou barato e estudou profundamente a história do faroeste americano, principalmente a maneira de como ele era retratado nos filmes clássicos do cinema. Se você conhece este tema, notará que diversos elementos do Oeste Selvagem podem ser encontrados dentro do jogo, como os pôsteres de Procurado, por exemplo, que têm um grande efeito no jogo.

Morto ou vivo


Ao contrário do que se pode imaginar, estes avisos não são meramente decorativos. Um pedaço de papel, estampado com um rosto horrível e pregado na parede é, na realidade, sua chance para ganhar uma grana. Estes pôsteres são como missões secundárias e fornecem uma descrição e o último local em que os infames criminosos foram vistos. Depois de visualizar o aviso, você escolhe se deseja persegui-los ou perdoa-los. A primeira opção é muito mais interessante, obviamente.

O jogador tem a chance de, finalmente, utilizar o vasto arsenal fornecido pelo jogo, que inclui rifles Winchester, revolveres e espingardas. Com estas “belezinhas”, você pode eliminar facilmente os procurados. Entretanto, Red Dead Redemption oferece a possibilidade de laçar os criminosos e levá-los ainda respirando — e um pouco mais sujos, acredite — para o alvo. Para facilitar o trabalho, você pode disparar nas pernas dos pobre coitados e impossibilitá-los.

O bacana é que estas quests farão com que sua barra de honra seja preenchida. Este medidor serve para indicar como anda sua reputação na região, determinando se você é um nobre ou um terrível vilão. Felizmente, há outro modo de melhorar — ou piorar —sua fama na cidade.

O jogo aposta nas surpresasRed Dead Redemption conta com diversos eventos dinâmicos que podem ocorrer a qualquer momento durante sua jornada. Como estamos falando de um jogo com mundo aberto, a Rockstar foi inteligente o suficiente para aproveitar a imensidão do ambiente e aderiu diversas situações aleatórias espalhadas pelas cidades. Vamos aos exemplos.

Durante o jogo, você pode encontrar um policial perseguindo dois prisioneiros que acabaram de escapar de sua caravana. O quê você irá fazer? Ajudar os amigos da lei ou salvar os rebeldes? A escolha é sua. O jogador também avistará alguns bandidos saqueando um grupo de viajantes, podendo, mais uma vez, ajudá-los ou ignorar a situação. Há ainda outros exemplos que, com certeza, deixarão os gamers em dúvida, como quando o personagem nota um grupo de soldados prestes à executar um bandido vendado. Uma escolha difícil, caubói.

Bandido ou mocinho?

É claro que todas suas ações influenciarão na maneira de como os cidadãos o encaram. Você pode ser admirado se decidir seguir o caminho dos nobres, o que fará com que alguns xerifes nem liguem para seus ocasionais pequenos crimes — normalmente, você se tornará um procurado e terá de pagar uma multa ou fazer um favor para as autoridades locais.

Do outro lado da Força, você será temido por praticamente todos. Se desejar ser um caubói malvado, as reações serão muito diferentes. A população, por exemplo, não ousará olhar em sua cara. Em contraparte, os bandidos o respeitarão e saberão de sua notoriedade. O resultado pode gerar uma parceria simplesmente avassaladora.

Independentemente de qual lado escolher, você nunca será um caubói totalmente puro. Isso porque, ocasionalmente, você terá de fazer o trabalho sujo. Mesmo sendo situado durante o início do século 20, quando o Velho Oeste já era menos violento, o jogador ainda encontrará alguns elementos de uma terra sem lei, como tiroteios e outras manifestações caóticas.

Algumas vezes, você poderá, sozinho, cuidar de todos os problemas que o cercam. Como? Com seu revolver, é claro. Nas batalhas mais simples o jogador enfrentará apenas alguns bandidos, que podem facilmente ser abatidos com alguns tiros. Entretanto, existem momentos muito mais complicados, que podem envolver vagões inteiros e muitos explosivos. Quando isto acontecer, é necessário abusar das táticas de uma estratégia bem bolada.

A escolha é sua

Tudo isto é regado por gráficos completamente incríveis, graças à ajuda de uma versão aprimorada da RAGE, o mesmo motor gráfico que impulsionou Grand Theft Auto IV para o topo. O jogador terá um show visual com direito à uma retratação extremamente fiel à época.

Muitos pensavam que Red Dead Redemption seria uma espécie de GTA no faroeste. Entretanto, a Rockstar vem comprovando que teremos um jogo com uma jogabilidade completamente diferente, adotando elementos nunca vistos no megassucesso da companhia. Uma experiência autêntica dos bangue-bangues que chegará às lojas no dia 27 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário