Páginas

Banner

Contador

domingo, 20 de dezembro de 2009

Piores Jogos de 2009!

Apresentando as vergonhas do ano, os piores jogos de 2009!
O fim do ano está chegando, e... Não, este especial não será simplesmente uma cópia da nossa lista de melhores do ano. Embora as categorias sejam as mesmas — com algumas exceções que explicaremos abaixo —os nossos critérios para seleção foram bem além de características técnicas ou puramente objetivas.

Isto porque é bastante difícil decidir qual jogo foi o pior dos piores. Aqui na minha casa têm gostos bastante diferentes e eles jogam uma variedade imensa de títulos, mas mesmo assim não conseguimos cobrir nem de perto tudo o que existe no mercado de videogames — quem sabe quando eu dominar o mundo, mas ainda não chegamos lá.

Além disso, enquanto games bons podem se destacar em determinado segmento, jogos ruins geralmente são péssimos em vários quesitos, e não apenas um. O que faz com os nomes em nossa seleção se repitam algumas vezes. Outra coisa que vale ressaltar é que, apesar dos rumores que, nós sabemos, existem entre os usuários, não existe favoritismo por parte de nossa equipe em relação a determinada plataforma.


Não é uma framboesa de ouro, mas quase

Portanto, qualquer tipo de estatística com relação ao número de jogos de determinado console que aparece na lista ou comparação quantitativa se torna inútil, uma vez que não levamos isso em consideração na hora de escolher — e também é preciso lembrar que a culpa de desenvolvedores fazerem um trabalho precário não é culpa da Nintendo, da Sony ou da Microsoft.

Um ponto bastante importante é o de que nem todos os jogos que escolhemos possuem análises no site. Isto porque nós nem sempre escolhemos determinados games para testar quando sabemos que eles são realmente horrendos. Em nossa opinião, o tempo poderia ser gasto em outras coisas mais interessantes para nossos usuários. É claro que nem sempre acertamos, mas tentamos.

Critérios de seleção

Mais uma vez, as notas existentes na análise de cada um dos jogos são apenas uma base e refletem em grande parte a média dos quesitos específicos e o impacto do game como um todo nos editores que o testaram. Um excelente exemplo é Wheelman, que alguns de nós desconsideraram rapidamente por causa da qualidade técnica mediana mas outros gostaram pelo recheio generoso de adrenalina.

Assim, é possível que jogos que tenham uma nota menor que os “vencedores” — ou perdedores, como quiserem — de determinada categoria não tenham sido escolhidos. No entanto, absurdos serão raríssimos, e você não verá um jogo com uma nota média ou alta entre os escolhidos.

Por fim, vale ressaltar que, como todo lista de “tops”, esta é uma escolha altamente pessoal e influenciada pelos integrantes de nossa Redação. Muitos outros sites podem discordar, muitos leitores podem não gostar, mas esta seleção reflete o que vimos de mais execrável nos lançamentos deste ano e que realmente nos assustou.


Piores por plataforma
Mais marcantes? Talvez, mas não no bom sentido


PlayStation 3 —
Cross Edge

Cross EdgeO game buscava agrupar os personagens de diversos jogos japoneses em um só RPG por turnos, mas claramente falhou. Embora alguns rostos famosos — como Lilith — apareçam, não foi o suficiente para salvar a aberração que foi este título. Desde controles horrorosos até gráficos realmente pobres, tudo conspira para tornar este um dos piores games do PS3.

Para piorar as coisas, alguns elementos completamente irracionais, como trocar as roupas de personagens, tentam expandir uma experiência que já não possui nada de divertido. Assim, decidimos agraciar os desenvolvedores com este prêmio, de pior jogo do ano para o console caseiro da Sony!

Xbox 360 —
Damnation

DamnationO que dizer... Este game possui uma das piores notas do Baixaki Jogos, e não é à toa. Houve uma certa expectativa antes de seu lançamento, graças à temática razoavelmente inovadora, mas nada do que se esperava acabou acontecendo na hora da verdade. Com um quê de James West, o resultado final é bastante frustrante.

Como dissemos em nossa análise, todos os quesitos deste título deixam a desejar. A campanha já é um desastre, e por consequência de todas as falhas existentes, não há com quem jogar os modos multiplayer. Damnation foi, inclusive, candidato para pior jogos em todas as plataformas em que apareceu — mas decidimos dar uma chance a outros pobres deploráveis.

Wii —
DiRT 2

DiRT 2Com uma franquia dessas por trás, era de se esperar que o jogo fosse sensacional. Afinal de contas, estamos falando de um dos melhores jogos de rally dos últimos tempos. No entanto, a versão para Wii é realmente incômoda. Ela envergonha seus companheiros de outras plataformas e realmente não faz justiça à série.

O que se vê neste título é um quase que completo esquecimento de tudo o que fez as versões para PS3 e X360 ficarem boas. Consequentemente, o desastre é espetacular. A jogabilidade é chata, os gráficos são ridículos e a experiência toda é realmente pobre. Algo incompreensível, realmente — e este desapontamento contribuiu bastante para sua nomeação.

PC —
Leisure Suit Larry: Box Office Bust

Leisure Suit Larry: Box Office BustA franquia mais infame de todos os tempos havia retornado de forma razoavelmente boa, mas desta vez foi ao fundo do poço. Embora não tenha sido testado oficialmente pelo Baixaki Jogos, alguns de nossos redatores experimentaram o game e concordaram com a opinião geral: ele é uma verdadeira... Porcaria.

Este jogo recebeu notas tão baixas que se tornaram as mais baixas de diversos sites mundo afora, graças à total falta de elementos interessantes. Até mesmo o humor tradicional da série foi destruído e não há qualquer razão para que alguém tenha vontade de jogar esta deprimente iteração de Leisure Suit Larry.

Nintendo DS —
WarioWare: Snapped

WarioWare: Snapped!Embora o DS tenha ganho vários games interessantes este ano, também recebeu inúmeros que não valem a pena ser mencionados. Difícil mesmo foi achar um que nos fizesse pensar “nossa, vou jogar isto pela janela”. Decidimos, então, entregar o prêmio a um jogo que não conseguiu utilizar sua premissa de explorar a fundo o potencial da câmera do DSi.

Títulos que tentam explorar novos horizontes são sempre interessantes, mas quando falham a queda geralmente é brutal. Este é o caso aqui, já que o game realmente falhou em cativar os usuários com relação à nova dinâmica de interação entre o jogador e o console.

PlayStation Portable —
Marvel Ultimate Alliance 2
Marvel Ultimate Alliance 2
Outro que se apoiou em bases sólidas e conseguiu fazê-las ruir, Marvel Ultimate Alliance 2 praticamente desconsiderou tudo aquilo que fez o sucesso de seu predecessor e “agraciou” os usuários da plataforma portátil da Sony com um de seus piores jogos. E isto não é pouca coisa.

Com menos possibilidades de jogo e uma experiência completamente instável — tanto em termos de jogabilidade quanto de qualidade técnica e de inteligência artificial — esta é uma daquelas sequências que praticamente desacreditam a marca. Tomara que venha um outro para redimir este prêmio de pior jogo do ano para PSP.

PlayStation 2 —
Scooby-Doo! First Frights

Scooby-Doo! First FrightsO PlayStation 2 realmente não recebeu muitos games este ano, e assim como foi difícil achar um jogo para ser nomeado o melhor, foi complicado definir o pior. Mas decidimos ficar com Scooby-Doo! First Frights. Embora a nota do game não tenha sido das piores, ele realmente deixou muito a desejar.

Não foi nada parecido com os desenhos e se distanciou demais da franquia para sequer permanecer como algo válido. E foi além. Transformou a experiência de jogo em pancadaria desnecessária e fez com que a coisa toda se tornasse extremamente sem graça. Merece a nomeação.


Piores por categoria
Os que falharam nos mais variados aspectos


Trilha Sonora Original —
DamnationNão vou colocar vídeo para não torturar você

Nas palavras do editor que escreveu nossa análise: “Os efeitos sonoros são outra afronta, a dublagem é absurdamente má produzida e os outros efeitos sonoros são no mínimo irritantes. O som dos tiros mais parecem correntes sendo arrastadas pelo chão”. Não há muito mais o que dizer, o jogo recebeu 1,5 no áudio por causa de uma construção absurda e ridícula de tudo que diz respeito a sons.

Gráficos —
Baja

Quando comecei a escrever este parágrafo, tinha certeza de que Baja era um dos piores jogos de Wii, mas minha memória estava errada. Fui procurar minhas anotações e me lembrei de que o game era pra PS3 e X360, o que faz com que suas falhas visuais sejam ainda mais imperdoáveis. Certamente não esperamos que jogos de última geração sejam mais feios do que briga de foice — coisa que Baja é.

Ruim é apelido

Indie —
Stalin vs. Martians

Premissas absurdas são de se esperar quando o assunto é desenvolvedor independente. Afinal de contas, eles possuem uma maior liberdade criativa e podem elaborar algumas coisas realmente diferentes, o que não é nada mal. No entanto, ser um estúdio pequeno não é desculpa para produzir algo cujo CD merecia ser usado como porta-copos. Um dos jogos mais escrachados pela crítica internacional, e igualmente odiado por nossos redatores que o viram.

Personagem —
Richard "Dick" Marcinko

O protagonista de Rogue Warrior — game que só não levou prêmios nesta lista por possuir competidores fortes — se baseia, e possui inclusive o mesmo nome, em um militar da marinha dos Estados Unidos. Bastante condecorado, e autor de vários livros, era de se esperar que o personagem fosse, no mínimo, cativante. Que nada, assim como o título em que estrela, o Dick das telas é realmente ridículo.

Baseado em Filme —
G.I. Joe: The Rise of Cobra
O que dizer de um jogo em que tudo dá vontade de entrar na tela e destruir o que estiver na frente? E não de uma forma boa, pois queríamos esganar os nossos próprios personagens. Desde a parte técnica, que só limita o jogador e é realmente frustrante, até a experiência de jogo e a temática, tudo deixa muito a desejar e faz com que o conjunto seja deplorável.

A ascensão de Cobra é mais uma queda

Campanha Singleplayer — SoulCalibur Legends

Mais um na lista dos jogos que estragam uma excelente franquia. Ao tentar expandir-se além dos jogos de luta, SoulCalibur acaba se metendo em um baita buraco. A campanha do jogo só serve para afundar ainda mais o que já era algo ruim e maçante, além de visualmente feio. Quando se cria um jogo com foco no single player, ao menos este modo deveria ser bom!

Multiplayer —
Deca Sports 2

Multiplayer solitário!Um dos jogos mais odiados por alguns de nossos redatores, que não conseguem entender como o primeiro da série vendeu tanto. O jogo é absolutamente imperfeito, não consegue reproduzir os mais básicos dos comandos e não é nada divertido — em momento algum. O multiplayer é praticamente inexistente, pois ninguém quer jogar esta porcaria, e mesmo que houvessem oponentes seria impensável jogar contra eles quando não é possível nem mesmo realizar seus próprios movimentos.

História —
SoulCalibur Legends

O prêmio vai para o mesmo jogo que ganhou o de pior Campanha Single Player por um motivo simples: este é o único foco do título. Muitas vezes não é possível entender porque você progride e a coisa toda é simplesmente confusa. Quando um jogo de ação e aventura não consegue nem mesmo contar sua história decentemente, algo está errado.

História patética

Musical — Hannah Montana The Movie

Muitos usuários do Baixaki Jogos já não gostam de Hannah Montana ou de qualquer conteúdo relacionado à artista Miley Stewart, mas falar que o video game embasado no filme é um bom game musical (ou rítmico, se preferir) é uma afronta a qualquer um. A jogabilidade simplesmente deixa a desejar em vários aspectos, não importando a idade do gamer. Muitos games criados com código aberto esbanjam qualidade em comparação com este fraco título da Disney Interactive.

FPS —
Shellshock 2: Blood Trails

Quando você não consegue levar a sério um jogo que tem uma premissa sombria, a coisa toda se torna simplesmente ridícula — o que é o caso de Shellshock 2. Tudo o que a Guerrilla Games conseguiu no primeiro game da franquia foi destruído nesta continuação, já que todos os elementos deste FPS fazem você querer atirar na pessoa que está disponibilizando o ponto de vista.

Ação e Aventura —
Damnation

Como já dissemos acima, este game é uma verdadeira vergonha. Não há característica redentora alguma que nos faça pensar que poderia haver alguma razão para uma pessoa possuí-lo em sua prateleira, já que ele não vale nem mesmo as palavras que escrevemos a seu respeito.
Olhando assim, até que engana!

RPG —
Cross Edge

O RPG da mistura infeliz de personagens vence esta categoria, já que não diverte em momento algum. RPGs por turnos já são um gênero que possui apelo limitado, mas quando a coisa toda é ruim e precária, por que deveriam os fãs ir atrás dele? Existem muitos outros games no mercado que fazem o que ele promete de forma muito melhor.

Estratégia —
Stalin vs. Martians

Comunistas e marcianos se enfrentando. Até que poderia ser algo engraçado, mas para isso seria necessário que a experiência de jogo fosse, ao menos, algo cativante. Não o é, e todos os elementos fazem deste jogo uma verdadeira penúria. Damos graças a Deus por não tê-lo analisado, pois senão poderíamos ter suicídios entre nossa equipe.

Esporte —
Tony Hawk Ride

Tony Hawk é uma franquia muito expressiva no mundo dos video games. Talvez por isso que a decepção foi enorme com relação a Ride, a última edição da série. Diversos críticos mencionam o game como um fiasco completo. Nem mesmo o periférico em forma de skate é capaz de aliviar a tensão dos fãs que se arriscam a experimentar o jogo. O preço elevado — U$ 120, cerca de R$ 213,96 — combina negativamente com os aspectos deploráveis da jogabilidade e dos recursos técnicos.

Nem o acessório salvou, na verdade ajudou a afundar

Corrida — DiRT 2 Wii

Como dito na própria análise, de semelhanças com os jogos lançados no PC, Xbox 360 e PlayStation 3, a versão de DiRT 2 para Wii só tem o nome. O jogo que foi desenvolvido pela Sumo Digital foi um verdadeiro fracasso, exibindo péssimos gráficos, jogabilidade Arcade e corridas que servem para dar desgosto ou sono no jogador. Pior que isso, somente os cactos de papelão que ficam ao lado da pista.

Simulador —
Leisure Suit Larry: Box Office Bust

Todos os que experimentaram o jogo da Team 17 chegaram à mesma conclusão: a de que ele é extremamente ruim. Existem bugs por todos os lados, a interface é mal-acabada, os mini games são excessivamente irritantes e o humor — sexualmente explícito — é muito forçado, além de péssimo. O pior de tudo é observar os personagens xingando uns aos outros abertamente, com um visual que tem mais apelo para crianças.

Luta —
Ready 2 Rumble RevolutionPreparado para os tremeliques?

Ok, entendemos quando algum desenvolvedor tenta criar um jogo satírico que busque agradar também pelo humor, e não só pela jogabilidade. Mas isto não adianta nada se a experiência de jogo é completamente frustrante. Não me importa se o barrigudo que estou controlando é hilário quando só passo raiva com os controles. Aaaaaaaaaaaaaah!

Puzzle —
WarioWare: Snapped!

Do que adianta um game conter quebra-cabeças com um famoso personagem da Nintendo se os mini games apresentados são extremamente curtos e insatisfatórios? Snapped!, infelizmente, poderia ser muito melhor se os desenvolvedores fizessem um uso mais completo do excelente nível de humor ilustrado através de Wario. A quantidade de fases é um dos pontos fracos deste título, que também peca no sistema de câmera e no baixo nível de desafio.

Rede online (WiiWare, PSN e XBLA) —
WarioWare: Snapped!

E, mais uma vez, Snapped! aparece na lista dos piores games de 2009 eleitos pelo Baixaki Jogos devido ao reduzido valor de compra. Disponível através da DSiWare (a rede online do DSi, a última versão do Nintendo DS), este jogo é simplesmente uma péssima opção para quem quer baixar um game casual, divertido e barato. A rede online do novo portátil de última geração da Nintendo está crescendo, e a série WarioWare, infelizmente, está ficando para trás.

  • Categorias faltantes

Vocês devem ter notado que algumas categorias sumiram. Elas são: Direção de Arte; Plataforma; e Gratuito. Isto porque não conseguimos encontrar jogos que tenhamos presenciado que nos fizeram pensar que aquele disco seria mais proveitoso como parte de uma fantasia de carnaval, então decidimos deixá-las de fora ao invés de premiar um jogo que não é tão ruim assim.

Portanto, após esta verdadeira miríade de títulos que fariam Uwe Boll passar vergonha, caso fosse um produtor de games, passamos ao grande vencedor. Aquele que faz todos os oponentes tremerem, o que causa 3RL em X360, aquele que transforma o leitor de Blu-ray do PS3 em um drive de disquetes! Com vocês...

Damnation
Se eu quiser ir ao Inferno algum dia, basta alugá-lo

Com o perdão das palavras, mas isto é uma tremenda palhaçada. Como alguém pode colocar o nome de sua empresa neste game, ou mesmo concordar em lançá-lo, é algo que desafia a imaginação. Este excremento de conteúdo digital deveria ser reservado para passar o tempo de presidiários cumprindo pena máxima — se é que não seria classificado como tortura, e portanto proibido.

Pedir o dinheiro de volta seria pouco para os azarados que compraram o game. Eles deveriam é pedir horas de sua vida de volta e uma parte da sanidade perdida também. Sim, este jogo é ruim, muito ruim. Aliás, ruim é apelido, ele é execrável e poderia ser classificado como podridão. Chegou ao fundo do poço e começou a cavar. Tudo isso e mais! O jogo é tão nojento que foi considerado para inúmeras das categorias, e quase ganhou o prêmio em todas as plataformas para que foi lançado.

Não é à toa que é uma das piores notas de nosso site, já que não há nada de bom a ser falado a seu respeito, então vamos parar por aqui e deixar que você, usuário, comente a respeito. Quais são seus jogos mais odiados? Nós queremos saber, afinal de contas, passaremos longe deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário