Páginas

Banner

Contador

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Backbreaker-Xbox 360

Pode Backbreaker quebrar as costas de Madden NFL?
É sempre difícil tentar competir com franquias enormes, que possuem patrocínios, licenças e parcerias de peso como as da EA Sports. No entanto, PES já provou que é possível fazê-lo, mesmo se levar tempo. Backbreaker parece ser uma tentativa de tomar uma nova perspectiva na criação de jogos de futebol americano, tentando estabelecer-se por conta própria ao invés de copiar Madden NFL.

Sem marcas

Como não existe licença para utilização das marcas da NFL — liga nacional do esporte nos Estados Unidos — o game possuirá um foco bastante grande na personalização. De tudo, não somente de times, já que será possível criar os próprios jogadores, logos de times e até mesmo temporadas. Assim, busca compensar a falta dos times favoritos dos fãs da modalidade.

Outra coisa que distancia Backbreaker consideravelmente da franquia Madden NFL é a falta de um modo de gerenciamento completo de uma equipe. Isto porque, segundo os próprios desenvolvedores, o objetivo é jogar futebol e não lidar com a burocracia toda por trás de um time de futebol americano. O que certamente deve desapontar alguns usuários que preferem mesclar as funções de técnico e diretor.

Nada de times famosos

O que não significa que só exista um modo de jogo. Há, além da tradicional temporada completa, o modo Arcade, o de Treinamento e o de Exibição. O primeiro simplifica um pouco as jogadas pré-determinadas, de forma a facilitar a coisa para os que não entendem tudo do esporte; o segundo possui alguns mini games que ajudam o jogador a se inteirar das mecânicas de jogo; e o terceiro é a tradicional partida singular, pontual.

O multiplayer online abriga até quatro jogadores, mas existe também um modo local. Neste último, a tela fica dividida e a câmera se ajusta a uma melhor posição para que os jogadores ainda consigam ver o suficiente da ação que ocorre em campo.

Mais focado

Sua parte do campo é o que importaFalando em câmera, ela é um fator determinante na diferenciação deste game com relação às outras franquias de futebol americano existentes no mercado de video games. Isto porque ela concentra sua visão — e, consequentemente, a do jogador — em áreas muito mais precisas do campo de jogo, dependendo do integrante da equipe que está sendo controlado.

O resultado é algo muito mais pessoal. Por exemplo, o quarterback seleciona, na hora do passe, um de seus companheiros — e sua visão se concentra na área próxima daquela pessoa. É possível mudar de foco, mas então a visão passa a acompanhar a área em volta do outro jogador selecionado. Assim, o usuário fica bem mais perto da ação.

Na hora de correr com a bola, a câmera acompanha o personagem em uma visão em terceira pessoa por trás dele. Desta forma é possível analisar melhor a situação do campo e tomar decisões — além de reagir às jogadas do adversário. A defesa é igualmente focada: ao selecionar um personagem para controlar, você acompanhará primariamente a ação que está em volta de sua função, e não o jogo todo.

Bonitão

Finalmente, um dos maiores atrativos deste título é o fato de que utiliza a engine Euphoria para controle das animações. Desenvolvida pela própria NaturalMotion, que está produzindo o game, ela já foi utilizada em títulos como o grande
GTA IV, e deve aparecer em vários dos jogos futuros elaborados pela Rockstar.

O grande trunfo desta ferramenta é sua capacidade de gerar animações em tempo real, baseada em padrões de comportamento, ao invés de simplesmente reproduzir movimentos já previamente construídos. Isto significa que os personagens se movem sempre de maneira diferente, criadas caso a caso de acordo com a situação de jogo.

Ele nunca cairá da mesma maneira

O resultado é visível nas chamadas tackles, as tentativas de derrubar jogadores adversários. As animações são bastante realistas e empolgantes, além de parecerem muito boas. A variedade certamente dará uma nova percepção das interações entre os jogadores no campo.

O game está previsto para Abril de 2010, então ainda deveremos aguardar alguns meses para descobrir se Backbreaker pode realmente fazer alguma diferença no status quo do mercado de games de futebol americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário