Páginas

Banner

Contador

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pipe Mania-Ps2

Seu sonho realizado: bancar um encanador.
Pipe Mania é um nome conhecido ( modo de dizer) desde 1989 em uma versão criada para computares. O jogo é do gênero puzzle com um nível de desafio plausível e ao mesmo tempo estupidamente simples.

O Pipe Mania que estamos analisando aqui é uma versão lançada em 2008 para múltiplas plataformas. Já a jogabilidade consiste em algo que você já deve ter jogado na Internet ou no mini-game para hackear máquinas em
Bioshock, uma proposta antiga do tipo “nunca falha”.

Hey! Isso não é cano, seu jogo mentiroso! Tudo que o jogador precisa fazer, em resumo, é posicionar canos, ou algo que possua a mesma função de escoamento de líquidos, em um cenário dividido por setores quadriculares. Cada quadrado suporta um cano. Como objetivo, é necessário criar uma via para a água sair de um ponto para o outro, sem ocorrer vazamentos.

Para tornar tudo mais interessante, há alguns detalhes adicionais nessa missão como o fato de o jogador não poder escolher qual o tipo de cano que ele pode posicionar e também ter que trabalhar em um determinado prazo de tempo que é definido pela velocidade da água. Caso o jogador tenha terminado sua obra velozmente, ele pode acelerar a ação do game e terminar a fase sem ter que presenciar a lenta passagem da água.

Outros fatores também podem “atrapalhar” o jogador como a destruição imprevisível de canos, causada por poderes especiais de adversários. Enfim, tudo é muito simples e é possível adquirir pontuações maiores de acordo com o desempenho que é avaliado pela eficiência, quando o jogador não desperdiça muitos canos. Também, quanto maior o sistema aquífero, maior será os pontos a serem ganhos. E existem canos especiais que permitem dois fluxos de água no mesmo local, conseguir fazer com que a água atravesse os dois orifícios desses canos dá ao jogador mais pontos

.
Aprovado

Gostamos? Ha ha ha ha ha ha... Sério?

Não que Pipe Mania seja necessariamente um horror, contudo ele é tão simples e “fraquinho” que dá até um pouco de dó dele, a ponto de gerar um pouco de simpatia no jogador. Ele é um produto de nível baixo de produção e, levando isso em conta, nós prestamos nosso respeito aos desenvolvedores que cientemente criaram um “joguinho” que deve ser experimentado causalmente.

Versões para PSP e DS

Lava é tipo água, só que quente... Nós achamos que as versões para PSP e DS são mais apropriadas diante a proposta de Pipe Mania. Como já mencionado, trata-se de um jogo casual e, portanto, é mais apropriado estar sempre disponível na mão do consumidor que deve jogar isso sem muito comprometimento.

Desafiador

É difícil confessar isso, mas é divertido montar os caninhos para a água passar. A tarefa é de fato simples, só que exige a habilidade do jogador de montar rapidamente todo o esquema de encanamento apenas com recursos limitados aos tipos de canos que o jogo escolher e contra fatores que tornam tudo mais complicado, como o tempo e os ataques inimigos.

Um pouco de variedade

Pipe Mania altera um pouco o visual, inimigos e até temas, ao existir fases em que os canos viram trilhos de trem e a água trens, com o progredir da aventura. Isso é bom para tornar a experiência menos monótona.








Reprovado

A história só podia ir esgoto abaixo

Pipe Mania também tem uma história, meio estranha, mas pelo menos tem. Trata-se sobre a ilha dos encanadores, com encanadores vilões e encanadores heróis. Ela exibe alguns personagens distintos e é exibida discretamente no jogo. Todavia, realmente não sentiríamos falta do enredo.

Não há nada de empolgante na trama, sendo que o roteiro foi criado pra apanhar todas as idades de publico e deve ter sido difícil criar algo para o contexto de jogabilidade. Mesmo levando isso em questão, a história esta ruim e não é simplesmente dispensável, ela devia ser removida.

Jogabilidade repetitiva

Do começo ao fim, Pipe Mania é sobre montar um sistema de esgoto (ou algo semelhante), sempre do mesmo jeito. Apesar de sempre ter novas fases, o jogo não fornece saltos nas atividades a serem realizadas ou na ação para que o jogador receba uma dose de empolgação.

Qualidade

Gráficos e sons não exibem nada espetacular. Você não irá se empolgar em nada relacionados a esses aspectos em Pipe Mania. Não esperávamos tão pouco mesmo de um jogo que era para ser simples, mas o básico ele fornece: você consegue identificar as figuras sem fazer careta.


Você tem um DS ou um PSP e quer um desafio do tipo puzzle bem casual? Ok, vale a pena. Caso contrário, passe longe desse título. Está certo que Pipe Mania é divertido com sua simplicidade e tipo de desafio, mas quando há outras opção melhores é melhor ignorar esse potencial de entretenimento.

Um comentário:

  1. legal teu blog cara!eu vi que você entrou como seguidor no meu blog!Depois dá uma olhada lá nos seguidores que eu estou lá!

    ResponderExcluir