Remodelada para o Wii, a franquia reaparece muito mais em forma.
Tendo sido lançado já em agosto no Japão, muitos podem ficar se questionando a respeito dos fatores que levam Monster Hunter Tri a demorar tanto tempo para dar as caras no ocidente. Mas, ao menos desta vez, a demora é fundamentada: várias modificações serão feitas ao título de forma a agradar nossas audiências, incluindo algumas características que não estão presentes na versão japonesa.Um tanto quanto diferente
Mas antes de passarmos a estas modificações que pretendem ajustar o título ao mercado ocidental — e acertar alguns tropeços no caminho — vale a pena ressaltar que a experiência do jogo em si está um tanto quanto diferente. Enquanto em games anteriores o jogador considerava sua vila uma mera fonte de missões e tutoriais, a história agora é mais coesa e elaborada.
Como isto é feito? Da mesma forma que vemos em vários outros jogos do gênero, com o game dando algumas dicas e direções básicas e deixando o jogador descobrir como funcionam as funções básicas de sua jogabilidade — um contraste com relação às listas de “faça isso” e “faça aquilo” que constituíam o aprendizado de títulos anteriores da franquia.
Assim, o jogador sente como se seu personagem realmente estivesse aprendendo a realizar cada uma das tarefas que compõem a caça a monstros, e não somente entendendo as mecânicas de jogo. Mas tudo isso ainda é feito em um estilo familiar: sua vila ainda existe e você ainda realizará missões para seus habitantes, mas a coisa toda será mais agradável e menos robótica.
A principal adição, no entanto, consiste de um modo subaquático. Desta vez, é possível mergulhar no oceano e realizar todas as tarefas disponíveis em terra firme, só que de uma forma bastante diferente. Ao que parece, a movimentação não é incômoda como em vários jogos que exploram ambientes aquáticos e afogar-se não é algo tão fácil assim — o que certamente deve aliviar um pouco da tradicional frustração.
A escuridão dos mares profundos também traz desafios e surpresas novas: tubarões que se aproximam a velocidades impressionantes, criaturas que cercam o personagem de forma assustadora e até mesmo chefes que são tão grandes quanto aqueles encontrados na superfície. A diferença é que aqui embaixo você não está em seu ambiente natural!
Monstros “inteligentes”
Outra alteração bastante interessante é presenciada no comportamento das criaturas que compõem o mundo. Enquanto nos capítulos anteriores da série eles existiam somente para incomodar e servir de caça, agora parecem estar muito mais integrados ao meio-ambiente que os engloba, vivendo suas vidas de forma mais natural do que antes.
O que ajuda, e muito, na ambientação. Você poderá presenciar comportamentos típicos de um filme Jurassic Park, como: enormes monstros capturando animais menores e indo para longe, tochas espantando pequenos bichos — e não farão o mesmo com enormes chefes — e até mesmo carnívoros atacando seu personagem caso pise onde não deve. Tudo visando tornar a experiência menos artificial.
Ainda difícil
Algo que certamente não mudou, porém, é a dificuldade. O título continua sendo bastante desafiador, em uma linha que se assemelha a Demon's Souls. Algo reconfortante, no entanto, é que esta dificuldade brota das experiências proporcionadas pelos diferentes monstros e suas capacidades, não de uma briga constante contra os controles ou a câmera.
Menciono este último fato porque foi um fator bastante criticado no PSP, e que agora não deverá mais preocupar os jogadores, que poderão se concentrar exclusivamente na jogabilidade em si.
Finalizando, as tais características ocidentais. Em primeiro lugar, o game terá suporte ao Wii Speak, coisa que não existe na versão japonesa. Assim, poderá se comunicar muito mais facilmente com outros jogadores no modo multiplayer online. Em segundo lugar, o modelo de mensalidades utilizado em terras orientais não chegará aqui, o que é um grande alívio. Fica apenas a pergunta: poderemos jogar com pessoas da terra do sol nascente?
No geral, o jogo é uma melhoria considerável e bastante bem-vinda à série. Será muito mais fácil para iniciantes se adaptarem à franquia, ao mesmo tempo em que os veteranos encontrarão um jogo muito mais polido, coerente e divertido. Resta aguardar até março, a data de lançamento prevista.
quando saira o MONSTER HUNTER2 PARA O PS2 em ingles ja que falam do tres se nem o dois saiu no ocidente....
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