Novos personagens, cenários, ataques e muita pancadaria na versão atualizada.
Enquanto a Capcom e outras companhias fazem um excelente trabalho em converter os antigos clássicos do reino dos pixels para o mundo das três dimensões, outras desenvolvedoras resistem bravamente à transição, combinando a tecnologia com arte de alta resolução.Uma das nobres remanescentes das duas dimensões no gênero de luta é a Arc System Works (responsável pela criação da série Guilty Gear e seus inúmeros títulos), que lançou no ano passado um dos melhores jogos que esta geração teve até o momento: Blazblue: Calamity Trigger.
Depois de colher bons frutos com o título e seus estonteantes gráficos em HD (dotados de animações soberbas) e de ouvir os conselhos dos fãs, agora a desenvolvedora volta com uma nova versão, intitulada BlazBlue: Continuum Shift. Confira o trailer abaixo:
A primeira coisa a ser observada é que não se trata de uma continuação direta para o primeiro jogo, mas sim os mesmos conteúdos com algumas adições (a exemplo dos personagens e cenários), além de um rebalanceamento pesado dos ataques, que serão descritos mais abaixo. Esta estratégia é muito próxima à adotada para os jogos do PlayStation 2 (da série Guilty Gear).
Novos? Apenas nos ringues!
Das alterações realizadas, a que mais chamará a atenção dos jogadores é a adição de dois personagens, chamados de Hazama e Tsubaki Yayoi. Curiosamente, este é o primeiro jogo no qual eles participarão diretamente das lutas, uma vez que estiveram presentes como personagens complementares na narrativa do game anterior.
Entrando em detalhes mais específicos, Hazama é um dos agentes da NOL (Novus Orbis Librarium). Rumores apontam para o fato de ele estar sendo dominado pela força do grande herói Terumi, um dos seis responsáveis pela salvação da Terra e da criação do Armagus, uma fusão de tecnologia com magia.
Seus ataques possuem velocidade razoável, tendo como base o uso de suas correntes (elas também são ativadas durante ataques Drive, permitindo saltos pela tela ou o carregamento do oponente por todos os cantos). Aqueles que quiserem ter sucesso com ele terão que dominar exatamente quais as sequências de ataques e os tempos precisos de entrada para os próximos comandos.
O ator responsável pela gravação de voz de Hazama será Yūichi Nakamura, conhecido pelo seu trabalho em séries como Kamen Rider. E para os fissurados no game, segue abaixo o perfil do personagem:
- Altura: 1,83 m.
- Peso: 61 kg.
- Aniversário: 29 de abril.
- Tipo sanguíneo: AB.
- Local de nascimento: desconhecido.
- Hobbies: coletar acessórios de prata.
- Gosta: ovos cozidos.
- Não gosta: de gatos.
Facilitando para os novatos
Mas se o foco da jogabilidade de Hazama é voltado ao uso das correntes de modo inteligente e compassado, Tsubaki parte para o lado oposto da curva, com praticidade de uso e ataques que atingem os adversários em diversas alturas (com efeito de muitos acertos consecutivos) para melhorar a penetração na defesa adversária.
Esta jovem possui bela aparência, mas conta com habilidades mortais. Ela se formou na Academia Militar logo cedo, para sair e atuar pela Organização “0th Division”. Seguindo o que já foi narrado anteriormente, ela parte para a cidade de Kagutsuchi para assassinar Jin e o sua antiga colega de trabalho, Noel.
Asami Imai — atriz e cantora japonesa — gravou a voz dela. Segue abaixo a lista completa de detalhes a respeito da distinta lutadora:
- Altura: 1,60 m.
- Peso: 47 kg.
- Aniversário: 14 de março.
- Tipo sanguíneo: A.
- Local de nascimento: Naobi (terceira cidade hierárquica).
- Hobbies: cantar.
- Gosta: Histórias com drama.
- Não gosta: da guerra.
Reestruturação completa
Se você não jogou o lançamento original ou não é vidrado em Blazblue, não se preocupe, pois as mudanças no sistema de combate foram extremamente técnicas. Em primeiro lugar, todos os personagens existentes ganharam movimentos novos, o que torna Continuum Shift extremamente interessante até para os veteranos.
Personagens como Nu (agora chamada de Lamba, ou /\-11) e Jin tiveram suas habilidades diminuídas — o que já rendeu muitas críticas à Arc System Works —, mas ganharão golpes que se bem utilizados compensarão a redução. Apenas fique atento, pois erros podem ser punidos com extrema facilidade.
Atenção ao restante do elenco também: sequências antes inquebráveis (e dotadas de danos absurdamente altos) de alguns personagens podem não estar mais em efeito. Um dos ataques de Noel não acerta mais a maioria dos adversários agachados, enquanto Jin atira projéteis duplos ao invés dos triplos.
O último detalhe a ser observado é que a interface foi alterada graficamente. Agora estão presentes marcadores individuais e novas cores para os medidores de energia.
Elevando o nível gráfico
Um ponto importante a ser considerado com relação à mudança dos golpes é também a alteração na qualidade dos efeitos, felizmente, sempre para melhor! Isso é realmente surpreendente, dada a qualidade da animação já vista na versão anterior.
Além dos novos cenários (alguns dos quais são mostrados no trailer oficial), todos os antigos foram reorganizados e tratados, de forma a mostrarem mais efeitos e interação com os combates.
As adições de Hazama e Tsubaki também não parecem ter sido apressadas, pois o nível de detalhes está equivalente ao restante do grupo de lutadores. Curioso observarmos que o design de Tsubaki é bem comportado, em contraste com as roupas de Noel.
O lançamento nos consoles está confirmado apenas para o Japão, mas dados os campeonatos recentes em fóruns internacionais (para que os usuários criassem a capa da versão internacional) e o histórico das franquias anteriores, não é difícil antecipar que o jogo virá em breve para o ocidente.
Mas enquanto não tivermos a possibilidade de conferir de perto Continuum Shift, estaremos nos divertindo com BlazBlue: Calamity Trigger e aguardando ansiosamente por mais novidades. Fiquem ligados!
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