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sábado, 28 de novembro de 2009

BlazBlue: Continuum Shift-Ps3

Novos personagens, cenários, ataques e muita pancadaria na versão atualizada.
Enquanto a Capcom e outras companhias fazem um excelente trabalho em converter os antigos clássicos do reino dos pixels para o mundo das três dimensões, outras desenvolvedoras resistem bravamente à transição, combinando a tecnologia com arte de alta resolução.

Uma das nobres remanescentes das duas dimensões no gênero de luta é a Arc System Works (responsável pela criação da série Guilty Gear e seus inúmeros títulos), que lançou no ano passado um dos melhores jogos que esta geração teve até o momento: Blazblue: Calamity Trigger.

Depois de colher bons frutos com o título e seus estonteantes gráficos em HD (dotados de animações soberbas) e de ouvir os conselhos dos fãs, agora a desenvolvedora volta com uma nova versão, intitulada
BlazBlue: Continuum Shift. Confira o trailer abaixo:

A primeira coisa a ser observada é que não se trata de uma continuação direta para o primeiro jogo, mas sim os mesmos conteúdos com algumas adições (a exemplo dos personagens e cenários), além de um rebalanceamento pesado dos ataques, que serão descritos mais abaixo. Esta estratégia é muito próxima à adotada para os jogos do PlayStation 2 (da série Guilty Gear).

Novos? Apenas nos ringues!


Das alterações realizadas, a que mais chamará a atenção dos jogadores é a adição de dois personagens, chamados de Hazama e Tsubaki Yayoi. Curiosamente, este é o primeiro jogo no qual eles participarão diretamente das lutas, uma vez que estiveram presentes como personagens complementares na narrativa do game anterior.


Os dois novos lutadores

Entrando em detalhes mais específicos, Hazama é um dos agentes da NOL (Novus Orbis Librarium). Rumores apontam para o fato de ele estar sendo dominado pela força do grande herói Terumi, um dos seis responsáveis pela salvação da Terra e da criação do Armagus, uma fusão de tecnologia com magia.


Seus ataques possuem velocidade razoável, tendo como base o uso de suas correntes (elas também são ativadas durante ataques Drive, permitindo saltos pela tela ou o carregamento do oponente por todos os cantos). Aqueles que quiserem ter sucesso com ele terão que dominar exatamente quais as sequências de ataques e os tempos precisos de entrada para os próximos comandos.


O ator responsável pela gravação de voz de Hazama será Yūichi Nakamura, conhecido pelo seu trabalho em séries como Kamen Rider. E para os fissurados no game, segue abaixo o perfil do personagem:


  • Altura: 1,83 m.
  • Peso: 61 kg.
  • Aniversário: 29 de abril.
  • Tipo sanguíneo: AB.
  • Local de nascimento: desconhecido.
  • Hobbies: coletar acessórios de prata.
  • Gosta: ovos cozidos.
  • Não gosta: de gatos.

Facilitando para os novatos

Mas se o foco da jogabilidade de Hazama é voltado ao uso das correntes de modo inteligente e compassado, Tsubaki parte para o lado oposto da curva, com praticidade de uso e ataques que atingem os adversários em diversas alturas (com efeito de muitos acertos consecutivos) para melhorar a penetração na defesa adversária.

Lutas sensacionais

Esta jovem possui bela aparência, mas conta com habilidades mortais. Ela se formou na Academia Militar logo cedo, para sair e atuar pela Organização “0th Division”. Seguindo o que já foi narrado anteriormente, ela parte para a cidade de Kagutsuchi para assassinar Jin e o sua antiga colega de trabalho, Noel.

Asami Imai — atriz e cantora japonesa — gravou a voz dela. Segue abaixo a lista completa de detalhes a respeito da distinta lutadora:


  • Altura: 1,60 m.
  • Peso: 47 kg.
  • Aniversário: 14 de março.
  • Tipo sanguíneo: A.
  • Local de nascimento: Naobi (terceira cidade hierárquica).
  • Hobbies: cantar.
  • Gosta: Histórias com drama.
  • Não gosta: da guerra.

Reestruturação completa

Se você não jogou o lançamento original ou não é vidrado em Blazblue, não se preocupe, pois as mudanças no sistema de combate foram extremamente técnicas. Em primeiro lugar, todos os personagens existentes ganharam movimentos novos, o que torna Continuum Shift extremamente interessante até para os veteranos.

Personagens como Nu (agora chamada de Lamba, ou /\-11) e Jin tiveram suas habilidades diminuídas — o que já rendeu muitas críticas à Arc System Works —, mas ganharão golpes que se bem utilizados compensarão a redução. Apenas fique atento, pois erros podem ser punidos com extrema facilidade.

Lutas ainda mais loucasAtenção ao restante do elenco também: sequências antes inquebráveis (e dotadas de danos absurdamente altos) de alguns personagens podem não estar mais em efeito. Um dos ataques de Noel não acerta mais a maioria dos adversários agachados, enquanto Jin atira projéteis duplos ao invés dos triplos.

O último detalhe a ser observado é que a interface foi alterada graficamente. Agora estão presentes marcadores individuais e novas cores para os medidores de energia.


Elevando o nível gráfico

Um ponto importante a ser considerado com relação à mudança dos golpes é também a alteração na qualidade dos efeitos, felizmente, sempre para melhor! Isso é realmente surpreendente, dada a qualidade da animação já vista na versão anterior.


Além dos novos cenários (alguns dos quais são mostrados no trailer oficial), todos os antigos foram reorganizados e tratados, de forma a mostrarem mais efeitos e interação com os combates.


Nova tela mostrada antes do duelo As adições de Hazama e Tsubaki também não parecem ter sido apressadas, pois o nível de detalhes está equivalente ao restante do grupo de lutadores. Curioso observarmos que o design de Tsubaki é bem comportado, em contraste com as roupas de Noel.

O lançamento nos consoles está confirmado apenas para o Japão, mas dados os campeonatos recentes em fóruns internacionais (para que os usuários criassem a capa da versão internacional) e o histórico das franquias anteriores, não é difícil antecipar que o jogo virá em breve para o ocidente.

Mas enquanto não tivermos a possibilidade de conferir de perto Continuum Shift, estaremos nos divertindo com BlazBlue: Calamity Trigger e aguardando ansiosamente por mais novidades. Fiquem ligados!


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