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domingo, 8 de novembro de 2009

Bio Shock 2-Ps3,Xbox 360

Muita coisa pode acontecer em dez anos...
O próximo dia 9 de fevereiro é um marco para a volta de uma das utopias mais criativas dos video games. Na bagagem de Bioshock 2 você poderá então encontrar novas armas, novos heróis e algozes, e também um bem-vindo modo multiplayer a ser enfrentado pelos pioneiros entre os viciados genéticos de Rapture.

Mas as mudanças são ainda mais profundas. Quase filosóficas, e certamente políticas. Mas, antes disso, vamos ao tradicional aviso: o texto abaixo contém um número potencial de spoilers relacionados à trama do primeiro jogo. Dessa forma, caso você tenha um Xbox 360 e (inacreditavelmente) ainda não tenha jogado Bioshock original, é melhor avançar com cuidado.

Basicamente, para o modo single player, 10 anos se passaram desde a concepção inicial de Rapture encontrava a sua primeira concepção sob os auspícios do visionário Andrew Ryan. Embora a presença do antigo administrador da utópica cidade submarina ainda se faça sentir através de imagens espalhadas pelas paredes, Rapture agora responde a uma nova liderança: Sofia Lamb.

Mas, sob o controle da Sra. Lamb, as coisas estão agora ligeiramente distintas em Rapture. Em primeiro lugar, Sofia desvencilhou Rapture da sua antiga visão de “reduto para desenvolvimentos científicos controversos”, preferindo antes abraçar um “modus operandi” mais... cosmopolita, por assim dizer. Sofia, cujo mote poderia ser “faça do Mundo a sua família”, acredita em uma espécie de Rapture Marxista, positivamente integrada e absolutamente funcional.

Mas, convalidando a máxima popular que afirma que “de boas intenções o Inferno está cheio”, a ideologia de Sofia, assim como a de Ryan, acaba também degenerando. Em vez de utopia científica, Rapture se transformou em uma espécie de ditadura onde a coletividade é fortemente promovida... custe o que custar.

Sai a ciência, entra a doutrinação religiosa


Muita coisa pode mudar em 10 anos...
Mas, como bem sabiam os governantes durante a Idade Média, a melhor forma de manter o controle de uma sociedade com esses moldes só pode ser uma: a doutrinação religiosa. Para dar o tiro de misericórdia na sociedade científica de Andrew Ryan, surge então um novo personagem no universo de Bioshock 2: Simon Wales.

Wales é um padre irlandês que se juntou a Sofia para ajudar a espalhar as novas crenças de Rapture — obscurecendo as inflamadas propagandas pró-ciência espalhadas por Ryan através da cidade. Entretanto, um rápido vislumbre tanto da figura de Wales quanto da sua decrépita e enegrecida igreja — cujo altar está em pedaços e as paredes ostentam mensagens incoerentes —, fica bastante claro que os seus dias de sanidade já passaram há muito tempo.

Atualmente, Wales está mais para líder enlouquecido do que qualquer outra coisa. E existe ainda um agravente. Aparentemente, Wales consome algo mais além dos dogmas da sua controversa religião. Ele foi também geneticamente alterado, o que fará do seu encontro com o personagem algo verdadeiramente memorável (mas, é claro, nada que uma boa dose de mísseis e telecinese não resolvam).

Assumindo o escafandro


Caso você tenha lido as prévias anteriores do Baixaki Jogos, já deve saber que agora você não será mais um João-ninguém que, por acaso, deu de cara com Rapture. Aqui, você assume o controle de um poderoso Big Daddy — aqueles sujeitos enormes que vestem escafandros e zelam pela segurança das funestas Little Sisters.

Então eu serei poderoso, porém também terrivelmente lento e potencialmente débil? De jeito nenhum. O Big Daddy controlado em Bioshock 2 encontra-se absolutamente liberto da sua catequização original. Ele agora está bem mais rápido, e também recuperou o desejo de viver — deixando bem para trás a sua existência como autômato descerebrado —, bem como o desejo de descobrir o que, afinal, aconteceu com Rapture.

Bem, então você agora é um poderoso Big Daddy. Só que isso não significa que não existam outros Big Daddies espalhados por Rapture. Eles não apenas existem, como as batalhas entre Daddies são um dos pontos altos de Bioshock 2.

Entretanto, as lutas entre Big Daddies são absolutamente consensuais. Quer dizer, você apenas vai entrar em uma luta se quiser, já que nenhum Daddy vai atacá-lo a menos que ele seja ameaçado primeiro. Entretanto, uma vez iniciada uma batalha, você terá pela frente a versão reformulada dos antigos guardiões, que agora são capazes de espalhar metralhadoras fixas pelo cenário além de atirar mísseis.

Mas as coisas podem ficar ainda mais interessantes quando um dos novos antagonistas der as caras. As intituladas Big Sisters são na realidade antigas Little Sisters que, de alguma forma, assumiram o controle das partes do traje de um Big Daddy, construindo então a sua própria armadura. Trata-se da força de elite de Sofia Lamb, dotadas de grande velocidade e responsáveis por fazer boa parte do trabalho sujo em Rapture.

Arsenal reforçado

Inicialmente, você terá apenas uma singela arma de rebites, um kit hacker (que permitirá que se assuma o controle de metralhadoras e câmeras à distância), além da boa e velha furadeira. Entretanto, isso muda consideravelmente rápido, conforme são agregadas ao seu arsenal armas como uma metralhadora e um lançador de arpões.

Para melhorar o desempenho das armas, continua presente a estação de upgrades Power to the People. Entretanto, tais estações vão permitir agora um “algo mais” além das tradicionais melhorias de atributos das armas. Uma vez que uma arma tenha os seus atributos levados ao máximo, a estação trará melhorias como rebites inflamáveis ou ainda tornará a furadeira capaz de repelir projéteis enquanto gira.

Junkie Testers e o novo modo multiplayer

Junte-se a outros ratos de laboratório para um divetido multiplayerUma das mais contundentes adições de Bioshock 2 certamente são os novos modos mutiplayer disponibilizados nas instalações (modificadas) de Rapture. Nesse ponto, a história do jogo sai de dez anos no futuro para voltar para um ano antes da história trazida pelo primeiro Bioshock.

Dessa forma, os seus personagens aqui são os sujeitos que inicialmente testavam a funcionalidade dos plasmids, numa época em que a tecnologia de alteração genética de Andrew dava ainda os seus primeiros passos. Mas, como você já deve imaginar, esses testes acabaram transformando essas pessoas em demônios ensandecidos, o que torna as coisas realmente divertidas.

Seis personagens são disponibilizados para as batalhas multiplayer, cada qual com a sua própria historia. Jacob Norris é um soldador; Danny Wilkins é um enérgico jogador de futebol americano aposentado e, finalmente, Barbara Johnson é uma típica dona de casa. Cada um pode ser personalizado com diversos itens, armas e aparência, incluindo dois espaços para plasmids e três para tonics (para recuperar a energia, aumentar a velocidade, etc.).

Por fim, Bioshock 2 traz, juntamente com uma concepção mais religiosa da resistência em Rapture, novas formas de combate — com destaque para as lutas Daddy vs. Daddy —, diversas novas armas e um inconfundível clima de utopia degenerada. Dessa forma, caso você queira acompanhar a derrocada final da lendária Rapture, o negócio é esperar até o próximo dia 9 de fevereiro. Aguarde novidades aqui no Blog de Dicas.

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