Páginas

Banner

Contador

domingo, 8 de novembro de 2009

Fifa Street 3-Ps3

A Electronic Arts é famosa pelos seus videojogos dos mais variados desportos. Além dos simuladores “sérios”, a EA tem uma linha de jogos que funcionam como caricaturas das modalidades que representam. Um exemplo que já analisei é o NBA Street Homecourt, e agora chega-me às mãos o Fifa Street 3.

O melhor jogador do mundo mostra como se faz.
O melhor jogador do mundo mostra como se faz.

Como grande fan do desporto rei, este jogo interessa-me especialmente. Fifa 08 é o meu jogo de futebol preferido do momento, mas a versão de rua é um caso completamente diferente. Aqui os jogos são de 5 contra 5, e a única semelhança com um jogo de futebol real são as duas balizas.

Este jogo chama-se Fifa porque tem as licenças de diversos internacionais famosos ao serviço das suas selecções. Por exemplo, Portugal tem Cristiano Ronaldo, Nani e Ricardo Carvalho, entre outros. Na verdade tem caricaturas destes jogadores, e esse é um dos pontos mais bem conseguidos do jogo. O estilo dos nossos jogadores favoritos é fácil de reconhecer, embora o exagero seja a nota dominante.

A jogabilidade de Fifa Street 3 é muito mais simples do que a de Fifa 08 ou PES 2008. Apesar dos jogadores serem capazes de fazer todos os truques possíveis e imaginários (principalmente imaginários), são relativamente fáceis de controlar. No ataque o jogo é variado e divertido, mas na defesa as coisas não são bem assim. Roubar a bola ao adversário implica escolher entre um corte mais ou menos agressivo, e ter alguma sorte.

Os Game Breakers recompensam a nossa criatividade. Enquanto executamos fintas e habilidades, vamos enchendo uma barra no topo do ecrã. Quando está cheia podemos activar um Game Breaker durante alguns segundos, e a nossa equipa fica ainda mais talentosa durante esse tempo. Cada jogador tem a sua especialidade bem visível durante os desafios, de modo a sabermos sempre se controlamos um defesa, um criativo ou um finalizador.

Golos de bicicleta são frequentes.
Golos de bicicleta são frequentes.

O modo de carreira de Fifa Street 3 leva-nos a controlar várias equipas de rua, formadas por grandes estrelas do futebol internacional. Vamos avançando no jogo e novas equipas são desbloqueadas. Portanto, ao contrário do que podiam pensar, na carreira não jogamos sempre com a mesma equipa. Os desafios vão alternando entre jogos do tipo “acaba aos 5 golos”, “acaba aos 5 minutos” ou “acaba aos 5 golos de cabeça”. Torna-se algo repetitivo e não há grande motivação para chegar ao fim da carreira, a não ser desbloquear equipas.

Em singleplayer podemos ainda fazer jogos isolados. Aí podemos controlar selecções, e escolher os 5 magníficos que vão representar cada país. Infelizmente, para um jogador, não há muito mais a fazer em Fifa Street 3. Como em qualquer jogo de desporto, a diversão aumenta bastante quando temos um adversário humano. O multiplayer permite até 7 jogadores na mesma consola ou 8 online.

Os gráficos e a as animações de Fifa Street 3 são acima da média. É frequente ficarmos de boca aberta com alguns movimentos dos jogadores, e as repetições são dignas de ser apreciadas. Os cenários são variados e divertidos. Nunca fugindo ao tradicional campo de futebol de 5, levam-nos a dar uma volta ao mundo.

Há locais muito estranhos para jogar futebol.
Há locais muito estranhos para jogar futebol.

A banda sonora marca o ritmo alucinante deste “desporto”. Mais uma vez a EA oferece-nos uma excelente lista de músicas, que poderíamos comprar independentemente do jogo. Destacam-se os nacionais Buraka Som Sistema com o single Yah! .

Fifa Street 3 é um jogo bem produzido, que consegue proporcionar momentos muito divertidos, especialmente na companhia de mais jogadores. No entanto não há motivos suficientes para nos prender ao jogo durante muito tempo, e o reflexo disso é a inexistencia de uma comunidade online activa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário