Páginas

Banner

Contador

terça-feira, 23 de março de 2010

Restrições tupiniquins: serviços digitais dos quais os brasileiros são excluídos.

Restrições tupiniquins: serviços digitais dos quais os brasileiros são excluídos.
Quando compramos um produto, qualquer que seja, esperamos poder usufruir de tudo o que ele oferece. Afinal de contas, quem ficaria satisfeito com um fogão se não pudesse usar o forno, já que mora no Brasil? Ou então com uma geladeira, mas para poder usar o freezer você deve mentir sobre suas informações de contato na hora da compra?
Parece extremo? Não é. Ao menos no caso dos video games, isso ocorre com frequência conosco, brasileiros. Para ter uma ideia do que isso significa, basta olhar para a PlayStation Network ou a Xbox Live. Quantos possuem uma conta genuinamente brasileira? Para poder desfrutar dos serviços que o sistema oferece, é preciso dizer que moramos em outro país — e isso, mesmo com a Sony e a Microsoft sabendo que não é o caso, através de nossos IPs.
Mentir em informações pessoais para conseguir utilizar determinados aspectos de um produto não é novidade no mundo da informática. Nos computadores, inúmeras pessoas fazem uso de proxy para acessar promoções restritas a determinados locais, por exemplo. Porém, esse tipo de prática está longe de ser oficial ou mesmo algo normal, e nós simplesmente nos acostumamos aos “chunchos”.
Peguemos um exemplo simples: você não gostaria de poder comprar um jogo tranquilamente através de loja virtual em seu X360 com um cartão nacional (sem precisar de um cartão de crédito internacional)? Acho que todos gostaríamos, então o Baixaki Jogos decidiu parar por um momento e pensar: quais são os serviços atualmente disponibilizados por diferentes empresas dos quais não podemos desfrutar?
Games on Demand (Microsoft)
A principal birra de nossa equipe. Afinal de contas, seria muito mais fácil para nós, que devemos adquirir os títulos que analisamos, comprá-los pela internet. Mas, embora possamos “enganar” os sistemas de localidade ao colocar dados de outras regiões para poder baixar demos e acessar programas, o Games on Demand nos bloqueia por IP, algo que impossibilita o acesso completamente.
Last.FM
O serviço, ao menos a versão disponibilizada através do Xbox, não está disponível no Brasil. Não existe justificativa ou qualquer tipo de razão explícita — ele simplesmente não pode ser acessado por pessoas em território nacional. Ou seja, quem pretendia escutar músicas através de seu console, dispensando quaisquer outros aparelhos com este fim na sala de estar, está sem sorte.
Zune
Outro sistema do X360 que os usuários tupiniquins podem ver apenas em uma versão muito limitada. Os vídeos e afins ajudam a transformar a plataforma em algo muito além de um mero reprodutor de jogos eletrônicos — o problema é que no Brasil isso definitivamente não acontece, já que as limitações são tão severas que os usuários optam por outros meios mais confortáveis.
Xbox Live
É possível acessá-la? É. Mesmo com um endereço brasileiro? Sim. Mas entra na nossa lista por não ser oficial. Isso quer dizer que o serviço não é oferecido legitimamente no Brasil, embora não existem restrições de conexão, e que não há suporte. Existem inúmeros pedidos de milhares de fãs para que seja criado, mas até agora... As perspectivas realmente não são boas.
PlayStation Network
Ou você coloca informações de contato estrangeiras ou está lascado. Literalmente. Além das tradicionais restrições de lançamentos específicos por região, existe suporte específico às línguas e países que a Sony apoia. Por mais que exista a possibilidade de colocar “Brasil” no país de origem, não há porque fazê-lo, já que você terá os mesmos benefícios de alguém situado na Lua.
PlayStation Store
Caso você possua uma conta com dados brasileiros, não poderá nem mesmo acessá-la. Ou seja, somos excluídos completamente de um dos mais práticos meios de participar ativamente do universo dos games através do PS3. Demos, compras, promoções e muito mais passam direto por cima da cabeça dos brasileiros, algo que deveria ser aproveitado — especialmente considerando o alto preço dos produtos eletrônicos no país.
AppStore
Os aplicativos estão lá, mas cadê os jogos? Mais uma vez, os usuários nacionais precisam fazer uma famosa “gambiarra” para conseguir acessar esse tipo de aplicativo. Não há suporte e nem mesmo a possibilidade de adquirir tais produtos facilmente, algo que desmotiva muitos dos consumidores brasileiros e torna a vida dos fãs muito mais difícil.
Direct 2 Drive
Embora seja possível, de vez em quando, adquirir alguns títulos, é um exemplo perfeito de sistema de distribuição digital que exclui os usuários brasileiros na maioria das vezes. De vez em quando chegamos até mesmo a pensar que não temos direito a facilidade e conforto na hora das compras... E que precisamos de conhecimento técnico se quisermos manter nosso hobby.

Ironias

Controvérsias incompreensíveis

Após alguns exemplos de serviços que excluem os brasileiros — e não são os únicos, mas isso foi apenas uma amostragem — segue abaixo uma análise de certas contradições que afligem o nosso público; situações que nos fazem questionar: mas o que é que estas empresas estão pensando!
Existe fórum do Xbox Brasil mas não a Live
Se você entrar no site do Xbox e for aos fóruns, encontrará uma seção chamada Xbox Brasil. Maravilha. Até mesmo o site inteiro é em português nacional, mas ironicamente não há suporte oficial à rede online. A sensação é mais ou menos a mesma de alguém que te oferece um doce e, em seguida, entrega apenas um minúsculo pedaço.
Sony não tem site para o Brasil, mas tem para países como Honduras
Afinal de contas, todos sabemos que a quantidade de gamers por lá é muito maior do que aqui, não? Francamente... É simplesmente incompreensível que não exista nenhum tipo de esforço nesse sentido, e que brasileiros sejam obrigados a se deparar com a língua espanhola ao clicar no link para acesso à América Latina.

Por que?

Qual a razão de sermos ignorados?

Na verdade, não somos exatamente ignorados. Afinal de contas, qualquer pessoa do mundo que trabalhe com jogos eletrônicos sabe que existe um mercado no Brasil — e que ele é razoavelmente grande. O que nos intriga é a ausência de esforços para estabelecer serviços oficialmente por aqui, já que isso expandiria ainda mais o escopo deles e poderia atrair muito mais usuários às plataformas.
O que ocorre é uma decisão deliberada de não investir em território nacional; e as razões para tais políticas são das mais variadas. Certos modelos de negócio não se adaptam à legislação brasileira, e em alguns momentos chegam a ser inviabilizados, demandando uma reestruturação. O que pode até mesmo levar certos serviços a serem impraticáveis.
Outro grande problema é a pirataria, tradicional vilã, que afasta vários possíveis investidores e pessoas que poderiam contribuir para a implementação de sistemas por aqui. Mera questão de números: por que alguém estabeleceria um serviço de distribuição digital no Brasil quando não poderia competir nem de perto com os downloads via torrents e compartilhamento ilegal — ou mesmo com o camelô da esquina?
Assim, entramos em um círculo vicioso. Análises de mercado mostram que não vale a pena, considerando a atual situação, e a situação não melhora pois não existe suporte nativo para os serviços. Afinal de contas, ninguém tem o conhecimento para burlar as restrições e conseguir acessar os produtos. A esmagadora maioria dos usuários quer aquilo pelo que pagou de forma simples e acessível.
Nessas horas é impossível não imaginar como seria bom ter à disposição o que existe em vários outros países: pedir pizza pelo Wii, como no Japão; assistir filmes em streaming, como nos Estados Unidos; comprar jogos em outros países facilmente, como na Europa. Vários serviços que existem de fato mundo afora e que nós, brasileiros, demoraremos anos para encontrar por aqui.
E você, leitor? Se importa de ter que fazer alguns “chunchos” para conseguir jogar? Ou preferiria imensamente ter serviços oficiais e com suporte, para poder usufruir sem stress? Sabemos que se trata de uma pergunta retórica, mas gostaríamos de saber qual é o perfil de nossos usuários, então deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário