Páginas

Banner

Contador

terça-feira, 23 de março de 2010

As transformações mais loucas que você já viu no mundo dos consoles.

As transformações mais loucas que você já viu no mundo dos consoles.
O que você pensa ao ouvir ou ler a palavra “Mod”? A maioria remete o termo diretamente às modificações feitas em jogos, tais como Counter-Strike, D-Day: Normandy e Team Fortress. Entretanto, muitos se esquecem de que “Mod” se refere basicamente à uma modificação, podendo ir muito além do software.
É o caso do nosso especial de hoje, que traz para vocês algumas das mais belas, intrigantes, funcionais e extremas modificações já feitas nas carcaças dos consoles. Tratam-se dos “Case-mods”, uma modalidade de transformação já muito comum no universo dos PCs (no qual os donos das máquinas as enfeitam com LEDs, peças especiais e pinturas de fazer você “babar” de inveja).
Com a experiência adquirida nos computadores, os artistas (ao lado de companhias especializadas no assunto) vêm trazendo à tona trabalhos dignos de muitos elogios. Pronto para ver seus consoles de uma forma totalmente nova? Então vamos adiante!
 

Xbox 360

Algumas das transformações mais malucas

 
O console da Microsoft ficou conhecido (durante esta geração) por ser aquele com as maiores taxas de defeitos, incluindo problemas como as 3RL (três luzes vermelhas) e o erro E74. É justamente por esse motivo que algumas das modificações que você verá abaixo vão além da simples aparência, adicionando mais refrigeração, segurança e controle para seus usuários. Mas não se preocupe, pois as modificações lindas também estão presentes. Confira:
Crocodilo?
Quer dar um acabamento amedrontador para o seu console? Então não há nada melhor do que a pele de um crocodilo. Os detalhes foram todos esculpidos à mão, com direito a placas escamosas por todos os lados, pintura personalizada e um olho do animal no lugar do botão de liga/desliga.
Essa modificação foi criada pelo usuário “dfwmonkie”, dos fóruns do Xbox-Scene, que por sinal é também o responsável pelo próximo trabalho.
Caveira! Gears of War!
Em seu outro projeto, dfwmonkie se inspirou no sucesso da Epic Games: Gears of War. Mais uma vez temos em exibição um ótimo trabalho de modelagem externa, com texturização que lembra as paredes do game. Ao centro está a caveira, típica do título, com direito até mesmo aos dentes afiados.
Como toque final dfwmonkie ainda adicionou LEDs vermelhos por baixo da placa do esqueleto e no próprio controle, tornando o conjunto literalmente infernal! Aí vai mais uma imagem:
Solução elegante
Esta modificação partiu da Industri Repro e leva o nome de XBEE (Xbox Elegant Edition). Eles pegaram um Xbox 360 e o colocaram em um gabinete estilizado, maior e com direito à centralização da gaveta do DVD, fazendo com que ele se pareça mais com as estações multimídia que são vendidas atualmente no mercado. O tamanho pode ser maior, mas isso garante refrigeração eficiente, graças — em partes — ao novo conjunto de ventoinhas laterais.
Rockstar
A modificação foi feita pelo pessoal do site Llama.com. Esta versão do Xbox 360 é inspirada diretamente na Rockstar (a desenvolvedora de Grand Theft Auto), contando com uma pintura extraordinária em laranja e prata, junto com faixas frontais e acabamento similar para os controles.
Olhando o console pela parte de trás é possível ver todos os componentes internos em funcionamento (graças à parede que foi substituída por acrílico) e até mesmo o disco rodando dentro da gaveta. O toque de mestre é o escudo da desenvolvedora ao centro, prendendo todas as peças. Confira:
Batman!
Continuando com o trabalho do pessoal do Llama, temos em cena o homem-morcego, Batman, que figura nesta modificação com muita elegância. O que você vê na fotografia abaixo é a substituição da lateral original do console por uma placa contendo a gravura. O efeito é aumentado pela iluminação azul, dando um tom noturno à peça.
 

Nintendo Wii

Apesar de pequeno, ele reserva espaço para muitas surpresas

 
A Nintendo foi a única que não deu o salto para a alta definição, apostando em uma evolução do Hardware do GameCube para seu novo console. O foco são os controles sensíveis aos movimentos. Como as peças e a própria arquitetura já são familiares para a comunidade de “modders”, não demorou até que as primeiras modificações pesadas começassem a surgir.
Wii — ressaltando a marca
O Wii é o menor console de mesa lançado durante essa geração e também um dos mais belos, contando com formas estreitas e LEDs frontais que garantem um bom efeito em ambientes escuros. Mas pelo visto o visual limpo não é o bastante para alguns, algo que pode ser comprovado pelo vídeo abaixo:

Este usuário recortou com perfeição a lateral de seu console, formando o nome “Wii”. De quebra, entram na modificação LEDs de acendimento automático (que variam de azul até vermelho, passando por outras cores intermediárias), medidor de temperatura interna e até mesmo detalhes translúcidos na base, que ampliam a iluminação traseira. O resultado é magnífico.
Zelda
Dentro da comunidade de Modders, alguns nomes (seja de profissionais ou de equipes) merecem destaque. Um deles é Morpheon, que possui em seu currículo um verdadeiro arsenal de Mods, indo desde pequenas pinturas até transformações completas com relevo, que geralmente são vendidas no eBay por preços bem elevados.
Para o Wii, o artista resolveu se inspirar na série Zelda. Como resultado temos esse modelo em preto (mostrado na imagem acima), dotado do escudo de ferro dos soldados de Hyrule e da espada mestra (Master Sword), como vista em muitos jogos, tais como Ocarina of Time. Vale notar que a espada pode ser solta a qualquer momento, enquanto o escudo esconde um poderoso sistema de iluminação azul de LEDs.
Metroid
Continuando com Morpheon, vamos a outro de seus projetos: Metroid. Para esse modelo o artista escolheu as cores originais da armadura de Samus (laranja e vermelho), tendo que apelar até para a fabricação dos discos externos, algo que pode ser comprovado pela foto abaixo:
O nível do acabamento deste projeto é bem superior ao mostrado pelos demais (exceto pelo de Metal Gear, que você encontrará adiante), contando com moldura estilizada para a base do console— que serve inclusive como apoio para um joystick —, LEDs externos (em cor branca) e pintura em verde escuro para o Wii Remote e Nunchuk.
Rockstar
Para finalizarmos a leva de trabalhos de Ramon Stokes (Morpheon) com o Wii — e apenas com ele, afinal de contas revisitaremos o trabalho do artista com o video game da Sony — temos este belíssimo emblema da Rockstar (mais uma vez), acompanhado da brilhante pintura em amarelo e iluminação ao fundo.
Foram utilizados mais de dez LEDs no total, em conjunto com peças reflexivas que ficam suspensas na lateral. Você pode nem mesmo ser fã da desenvolvedora, mas não há como negar que o console ficou sensacional...


PlayStation 3

O maior, mais pesado e complexo do grupo

 
A máquina original da Sony (a versão “não Slim”) é uma verdadeira besta, com componentes e artigos de resfriamento pesadíssimos que mal permitiam modificações internas. Como resultado, a maior parte das transformações para ele lançadas até aqui se restringem à parte externa do video game. Mesmo assim, é inegável a qualidade de alguns dos trabalhos.
Metal Gear Solid 4
O game de Snake ganhou uma edição limitada do console, com pintura em verde escuro e alguns detalhes extras, mas ela certamente não se equipara ao trabalho do já citado Morpheon. Ele aplicou adesivos personalizados que se assemelham a uma pintura tradicional, além da logomarca do jogo feita em peças metalizadas que lembram alumínio.
Não bastasse a beleza do acabamento superior, o criador ainda se dedicou à personalização frontal da máquina, com malhas em preto e cinza e a substituição da marca PlayStation pelo ícone do time de Kojima, a Kojima Productions (que é na realidade uma raposa estilizada).
Alien
Você também tinha medo dos filmes da série Alien? Enquanto Sigourney Weaver se ocupava de matar e de ganhar resistência nas telas, GivinTats (usuário do site Llama.com) gastava seu tempo modelando em epóxi as criaturas sobre o PlayStation 3 de um amigo que teve a coragem de ceder o console. É possível ver garras, ovos e algumas cabeças das criaturas apavorantes.
 

PSP e Nintendo DS

Até os portáteis têm vez

 
PSP - do simples ao mais complexo em alguns instantes
Indiscutivelmente, o PSP é um dos consoles mais propensos a modificações feitas por usuários. Sua construção permite que ele seja facilmente desmontado e remodelado, incluindo as suas peças internas. Isso abre espaço para empresas que vendem carcaças prontas, como as translúcidas vistas em muitas lojas.
Além disso, a própria Sony lança conjuntos especiais com jogos (bundles) de tempos em tempos. Tivemos edições de Star Wars, God of War e algumas outras pelo caminho, sem contar as diferentes opções de cores. Mas e as modificações de usuários, aonde estão?
God of War
Quando colocamos as palavras “ao mais complexo” no subtítulo desta seção, nós estávamos nos referindo a esta obra prima de Morpheon. O Modder pegou o console portátil, se inspirou em God of War e o transformou de cima até embaixo, deixando a edição especial da Sony “no chinelo”.
A pintura foi refeita por completo, dando espaço ao dourado. Na parte de trás do console existem esculturas de criaturas do universo mítico de Kratos, ao lado das tradicionais correntes e de uma tampa agora translúcida para a gaveta de UMDs.
Os botões superiores ganharam um toque de vermelho (junto com LEDs que aumentam o efeito no escuro), lembrando sangue e brutalidade. Mas o melhor de tudo é a caixa personalizada, com direito a fundo aveludado vermelho e o tradicional símbolo Ohm da série. Um verdadeiro espetáculo para os fãs!
Nintendo DS - Zelda
Se do lado da Sony tivemos Kratos, para a Nintendo quem entra em cena (sim, mais uma vez pelas mãos de Morpheon!) é Link, de Legend of Zelda. O DS especial ganhou pintura dourada de acabamento refinado, além da tradicional combinação entre escudos e espadas. Vale a pena conferir o resultado abaixo.
 

Ben Heck

O mago dos consoles...

 
Já está babando nas modificações mostradas até aqui? Então se prepare, pois você ainda “não viu nada”. Quem entra em cena agora é Benjamin Heckendorn, um especialista em transformar todos os eletrônicos que ele encontra pela frente, por bem ou por mal.
Em seu site (benheck.com) ele mantém um blog com atualizações constantes, além de galerias de exibição para seus maiores sucessos. Como se não bastassem as suas obras, ele ainda dá espaço para outras pessoas que conseguiram, por exemplo, espremer console e tela em uma única caixa.
PS3 Slim Slimmer
Já imaginou se o seu PlayStation 3 fosse um notebook? Bem, agora não é necessário, pois Ben já deu conta do recado. A parte de baixo do aparelho é bem “gordinha”, mas todo o videogame coube ali. De quebra você leva uma tela de dezessete polegadas conectada por HDMI, alto-falantes embutidos e outras vantagens!
PSP? Só se for outro modelo
As façanhas de Benjamin começaram com um Atari 2600, mas antes do PlayStation 3 tivemos a modificação do PlayStation original, que ganhou uma versão realmente portátil (é claro que não tanto quanto o PSP oficial). O aparelho de mão traz todos os botões originais, tela LCD embutida, conectores para Memory Cards e até mesmo saída para um segundo controle.



E você já pensou em modificar o seu console para que ele se separe dos demais? A verdade é que esta arte exige ferramentas, aprendizado, muito tempo e dedicação, isso sem levarmos em consideração os riscos envolvidos (como a perda da garantia e alguns acidentes de trabalho que podem cerrar as placas dos equipamentos)!
Esperamos que tenham gostado e, como de costume, gostaríamos que contribuíssem com suas próprias sugestões e comentários. Até a próxima e boa diversão a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário