Páginas

Banner

Contador

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O que esperar do controle sensível a movimentos da Sony?

O que esperar do controle sensível a movimentos da Sony?

Enviado por Carlos Eduardo Dias Ferreira em 14/07/10 - 11:08-Baixaki Jogos-www.baixakijogos.com.br
Em uma era pós-WiiMote, são duas as escolhas possíveis para qualquer empresa que resolva tentar a sorte no mercado dos controles sensíveis ao movimento: inventar uma forma ainda mais surpreendente de controlar personagens na TV através de malabarismos em frente a uma câmera, ou simplesmente aperfeiçoar a criação da Nintendo, tornando a experiência final mais precisa — embora seja virtualmente o mesmo maravilhoso periférico. Desnecessários dizer, a Sony ficou com a segunda opção para a concepção do seu PS Move — que já foi “Magic Wand“, “Wand”, “Motion Controller” e “Arc”. Para quem esteve fora da órbita da Terra ou enfiado em uma bolha durante os dois últimos anos, aí vai um breve resumo: trata-se de uma reformulação por parte da Sony da concepção original do Eye Toy, câmera de captura projetada para o PS3.
A novidade? Um belo e lustroso periférico devidamente adornado com uma bola luminosa. Mas, além de arrojado (e tremendamente sugestivo), o periférico da Sony, que deve estar entre nós no próximo dia 19 de setembro, também promete algo que o seu concorrente direto no momento, o Kinect (Microsoft), não tem mostrado muito: precisão.


udo bem, não existe uma maneira realmente revolucionária de se jogar, e mesmo os ordinários botões não foram completamente deixados de lado. A propósito, por que mesmo foram mantidos os botões no PS Move? Bem, ninguém melhor que o emblemático Kevin Butler para explicar. Confira o vídeo abaixo.
Mas quais são as impressões até o momento? Será que o PlayStation Move pode mesmo dar certo? Ele é tão preciso quanto são engraçadas as suas propagandas? Quais jogos já estão na bagagem para o lançamento em setembro? Vamos aos detalhes.
A evolução do EyeToyComo funciona a haste com bola luminosa da Sony?
 Afinal, o que se esconde por trás da bola brilhante e multicolorida do PS Move? As cores são só motivos estéticos? Com certeza que não. A luz colorida emitida pela esfera do Move serve para que a câmera PlayStation Eye — basicamente o mesmo aparato lançado para o PS2 há alguns bons anos com o nome de EyeToy — detecte a localização do periférico em um sistema cartesiano de duas dimensões — aquela coisa que você entenderia se não tivesse matado aulas no colégio.

Já a mudança de cores da esfera se dá graças à leitura inteligente do PS Eye do ambiente; a cor assumida será sempre a que for mais rara dentro do espaço coberto pela câmera, para que se evite uma leitura equivocada. Por exemplo: caso a sua sala tenha muitos elementos em azul, o PS Move assumirá alguma outra cor. Bem, mas e a profundidade? Simples: a câmera determina a sua distância com base no diâmetro da esfera — no tamanho dela.
Para colocar tudo isso em funcionamento, o PS Move é dotado de um par de sensores inerciais (detectam o movimento), um acelerômetro (detecta a posição no espaço) e um sensor angular (detecta a rotação). Mas nem tudo aqui é tão previsível: no interior do periférico existe ainda um magnetômetro, que serve para calibrar a orientação do controle em relação ao campo magnético da Terra, a fim de corrigir os erros de leitura ao longo do tempo — simples, é claro.
No rastro do PS MoveJogos, empresas e pacotes especiais para o controle da Sony
Img_originalÉ claro que a Sony não pretende deixar o seu PS Move ao relento durante o lançamento em setembro. Para acompanhar o periférico, existe uma infinidade de parcerias comprovadas e em potencial, a fim de trazer jogos consagrados, pacotes especiais e lançamentos futuros para a jogatina balançante do PS3.
Entre os jogos que fizeram parte da demonstração da última edição da E3 — como o inédito Sorcery e Tiger Woods PGA Tour 11 —, anúncios anteriores e confirmações recentes, já existe uma série de empresas e, consequentemente, títulos que devem acompanhar o lançamento do periférico.
Entretanto, cabe aqui ressaltar a natureza permissiva da Sony em relação à adaptação das empresas que produziram para o PS3 daqui para frente. Richard Marks, criador do EyeToy e analista de mercados, afirmou em entrevista ao site CVG.com que a Sony não pretende forçar nenhuma companhia a desenvolver jogos que suportem o Move. Afinal, não é a única forma de controle do PS3, certo? Segundo Marks, a ideia é evitar “invenções sem sentido”. Ponto para Sony.
Img_original
Também é interessante notar a diferença entre os títulos “compatíveis” com o PS Move e aqueles que simplesmente não funcionam sem o periférico. Para distinguir os dois tipos, a Sony colocará logo abaixo do logo do PS3 uma barra azul trazendo “PlayStation Move Required” (só funciona com o Move) e “PlayStation Move Features” (traz funcionalidades para o Move, mas também funciona com um controle padrão).
Confira abaixo os títulos inéditos que trarão suporte para a tecnologia do PS Move:
Ape Escape 4 — sem data de lançamento;
Beat Sketch! — primavera de 2010;
Brunswick Pro Bowling — até o final de 2010;
Deadliest Catch: Sea of Chaos — sem data de lançamento;
Echochrome II — sem data de lançamento;
Img_originalThe Fight: Lights Out — até o final de 2010;
Heroes on the Move — 2011;
John Daly's ProStroke Golf — terceiro trimestre de 2010;
NBA 2K11 — sem data de lançamento;
Grand Slam Tennis — sem data de lançamento;
Killzone 3 — fevereiro de 2011;
Kung Fu Rider — setembro de 2010;
LittleBigPlanet 2 — novembro de 2010;
Michael Jackson: The Experience — novembro de 2010;
Raquet Sports — sem data de lançamento;
R.U.S.E. — até o final de 2010;
Sesame Street (título provisório) — sem data de lançamento;
SingStar Dance — novembro de 2010
The Sly Collection — novembro de 2010
Img_originalSOCOM 4 (título provisório) — primavera de 2010;
Sorcery — segundo trimestre de 2011;
Sports Champions — 21 de setembro de 2010;
Start the Party — até o final de 2010;
The Lord of the Rings: Aragorn's Quest — setembro de 2010;
The Shoot — outubro de 2010;
Time Crisis: Razing Storm — setembro de 2010;
Tron: Evolution — 1º de setembro de 2010
Tumble — sem data de lançamento;
TV Superstars — até o final de 2010;
Under Siege — sem data de lançamento;

A lista abaixo traz os títulos que, embora já tenham sido lançados, trarão modificações (patches) para se adaptar à jogabilidade do Move. Confira:
EyePet
Flower
Heavy Rain
High Velocity Bowling
Img_originalHustle Kings
LittleBigPlanet
Pain
Resident Evil 5: Gold Edition
Tiger Woods PGA Tour 11
Toy Story 3: The Video Game
Além de vender o PS Move separadamente (US$ 49,99), a Sony pretende incluir o aparato em diversos pacotes promocionais. Basicamente, você poderá adquirir o sensor de movimentos juntamente com jogos, ou em pacotes com um console PS3. Um dos pacotes anunciados pela empresa até o momento inclui o game Sports Championship, e sai pela bagatela de US$ 99,99.
Por fim, ao romper do dia 19 de setembro de 2010, começam a valer diversas promessas para o globo luminoso da Sony. A própria empresa promete precisão e também uma campanha publicitária agressiva para o Move, cujo mote deve ser o mesmo da E3 2010: “Isso Muda Tudo” (This Changes Everything). Já o emblemático Michael Pachter reduz o aparato a um “WiiMote melhorado”. E ainda existe a Microsoft (Kinect) no páreo, claro... É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário